sábado, 21 de julho de 2018

catraca externa

Agetran ativa pontão de embarque na Ary Coelho

24 NOV 2010Por DA REDAÇÃO, COM SILVIA TADA13h:03

Com tempo de embarque reduzido de cinco para cerca de dois minutos, novo sistema começa a funcionar hoje, na Praça Ary Coelho, utilizando uma catraca externa para agilizar o tempo de parada dos ônibus. Com o sistema, o passageiro pagará a passagem ainda do lado de fora do veículo e o aguardará em uma área fechada da calçada. O coletivo parará no ponto e os passageiros embarcarão nas portas de trás, da mesma forma que ocorre nos terminais de ônibus.

O sistema, semelhante ao utilizado em Santiago, no Chile, foi apresentado à população na manhã de hoje. Localizado na Rua 15 de Novembro, o novo ponto é uma experiência para Campo Grande e a estratégia pode ser adotada em todos as paradas da praça central e em frente à loja Planeta Real, na Avenida Afonso Pena.

Para a diarista Maria Lopes, de 43 anos, passar pela catraca do lado de fora do ônibus pode ser vantajoso. "Às vezes, as pessoas que estão no centro estão cheias de sacolas ou com crianças no colo. Acho que pode ficar mais tranquilo para embarcar", afirmou. Mesma opinião tem a estudante Larissa Farias, de 14 anos. "Sempre tem muita gente no ponto e o ônibus fica parado um bom tempo até todo mundo subir, pagar e passar para o lado de trás do ônibus".

No horário do almoço, por volta das 11h da manhã, quando o movimento costuma ser maior, o Portal Correio do Estado passou pelo pontão. Dois homens trabalham no local para fazer a segurança, para que os passageiros não invadam a área do ponto de ônibus, já que a catraca fica na calçada, ao lado, mas a parte do ponto voltada para a rua é aberta, facilitando o embarque de passageiros. Outros fazem a cobrança das passagens e dão orientação.

Leia Também