segunda, 16 de julho de 2018

REAÇÃO AO MOTIM

Agentes decidem hoje se vão continuar atuando na Unei

16 NOV 2010Por Silvia Tada05h:07


Agentes de medidas socioeducativas realizam, hoje, às 8h, assembleia para decidir se paralisam as atividades. A convocação da categoria acontece após rebelião que deixou três servidores públicos feridos, no fim da tarde de sábado, e resultou na fuga de 14 internos da unidade Dom Bosco, localizada provisoriamente na saída para Aquidauana, enquanto a sede que fica na saída para Três Lagoas é reformada. Apenas três adolescentes foram recapturados. Também hoje deve acontecer uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Vara da Infância e Juventude.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores da Administração do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindsad-MS), Lilian Fernandes, não houve incidentes registrados de domingo para segunda-feira. “Como é feriado hoje (ontem), não há rotina de aulas, audiências, então não há movimentação dos internos. Com isso, há menos perigo para os agentes, que seguem normalmente com seus trabalhos”, afirmou.

A rebelião começou por volta das 18h, quando terminava o horário de visitas e envolveu internos de três dos oito alojamentos. Conforme relatou o diretor da unidade, Guilhermo Aguiar, os adolescentes serraram uma das celas, saíram e passaram a arrebentar os cadeados. Em seguida, atacaram os agentes e fugiram. Após o incidente, policiais da Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) fizeram pente-fino nas instalações e encontraram chuchos (facas artesanais).

Desde que os menores foram para as instalações temporárias, em agosto, pelo menos seis incidentes foram registrados, com tentativas de fugas e rebeliões.

Leia Também