sábado, 21 de julho de 2018

MATERIAIS ESCOLARES

Agência termina hoje operação 'Volta às Aulas'

21 JAN 2011Por DA REDAÇÃO08h:11


A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, encerra nesta sexta-feira (21) a Operação “Volta às Aulas”, realizada no mês de janeiro para fiscalizar materiais e uniformes escolares.

Em relação aos materiais escolares, os fiscais da agência visitaram os estabelecimentos comerciais para analisar quantitativamente os artigos, para verificar se a quantidade indicada é a mesma que consta dentro da embalagem. A operação fiscalizou produtos como cadernos, fichários, colas, resmas de papel, massas de modelar e outros que podem constar na lista de materiais escolares. Após a coleta dos materiais escolares nos estabelecimentos comerciais, estes passam por análises no Laboratório de Produtos Pré-Medidos.

E quanto aos uniformes escolares os fiscais visitaram fábricas e lojas do setor têxtil para comprovar se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas da resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) 02/08.

Os itens que devem fazer parte obrigatoriamente de uma etiqueta têxtil são: Marca ou Razão Social; CNPJ; Composição (porcentagem de algodão, elastano, cotton etc.); Conservação (símbolos de conservação); País de Origem e Indicação de Tamanho. As informações de uma etiqueta devem estar em português.

Ouvidoria

Se o consumidor tiver alguma dúvida ou suspeitar de alguma irregularidade no que diz respeito às informações das etiquetas têxteis ou dos materiais escolares, pode ligar para o número 0800 67 52 20.

Leia Também