Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

RISCO DE RADIAÇÃO

Agência da ONU recomenda esvaziar cidade a 40 km da usina

30 MAR 2011Por g122h:00

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, recomendou nesta quarta-feira (30) que a zona de retirada de moradores em torno da usina nuclear de Fukushima Daiichi se estenda à cidade de Iitate, de 7 mil habitantes, situada a 40 quilômetros do complexo e onde foram detectados altos níveis de radioatividade.

"Uma primeira avaliação indica que foi ultrapassado um dos critérios da AIEA para a retirada", afirmou em entrevista coletiva Denis Flory, subdiretor de Segurança Nuclear do órgão da ONU.

O especialista disse que a agência sugeriu ao Japão que analise de perto a situação em Iitate, que está localizada fora do perímetro de 20 quilômetros de distância da usina, que ainda oferece risco de acidente nuclear.

Segundo especialistas da AIEA, os níveis de contaminação são o dobro do permitido, por isso a retirada dos habitantes dessa cidade deve ser considerada.

Em todo caso, a agência reconheceu que existem várias incógnitas e possíveis variáveis a respeito das medições realizadas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também