segunda, 16 de julho de 2018

DOURADOS

Aeroporto vai atender padrões da Anac

9 NOV 2010Por DOURADOS NEWS20h:05

A Prefeitura de Dourados realizou nesta terça-feira uma nova vistoria no Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira. O levantamento, feito pelos secretários Maurício Peralta (Agricultura Indústria e Comércio), Maurício Rasslan (Governo), Adriano Cavalcante (Administração) e Tahan Sales Mustafa (Serviços Urbanos), tem como objetivo apurar as reais necessidades para ampliar a demanda e atender os padrões da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Desde 2009, quando foi iniciado o processo de reestruturação, incluindo a reforma do prédio, a ampliação da pista e a modernização do sistema de voo, o aeroporto de Dourados passou a oferecer rotas aéreas mais compatíveis às necessidades dos passageiros.

Atualmente, conforme explicou a administração do local, existem dois voos diários regulares, um às 5h que vem de Cuiabá com escala em Campo Grande e de Dourados segue para Cascavel, Curitiba e Campinas (SP), e o outro às 23h, que faz o mesmo percurso.

Mesmo com a ampliação da cobertura pela Trip Linhas Aéreas, o local ainda não está em condições de garantir um atendimento padronizado, explicou a administração do aeroporto.

Necessidades

A vistoria constatou a necessidade urgente de alguns ajustes para que seja finalizado o processo de reestruturação do local e para que os voos continuem sendo realizados diariamente.

Entre as necessidades mais urgentes estão a contratação de mais funcionários para que seja feita a manutenção diária do aeroporto; aquisição de materiais de suporte, como luminárias, para melhorar a iluminação da pista; biruta reserva; adequação da parte elétrica; efetivação do serviço de rádio e a implantação do serviço de manutenção preventiva.

Maurício Peralta disse que feitos esses ajustes, o processo de reestruturação estará praticamente concluído.

Durante a vistoria, os secretários Maurício Rasslan e Tahan Mustafa avaliaram a possibilidade de o município fazer a aquisição de alguns materiais que sejam mais prioritários ao funcionamento do aeroporto.

Das medidas que devem ser adotadas já de imediato estão a compra da biruta reserva – equipamento indispensável à sinalização de voo – melhoria da iluminação da pista e ainda a operacionalização do aparelho de raio-X com a contratação de um técnico especializado nesta área.

Os secretários tiveram acesso a um relatório sobre as condições estruturais e operacionais do local. No documento, elaborado pela administração do aeroporto, consta uma relação de materiais que precisam ser viabilizados, além de medidas e serviços que precisam ser implementados ou melhorados.

O documento será tomado como base para que o município possa, a partir de agora, adotar as medidas necessárias, agilizando principalmente as ações consideradas mais urgentes.

Leia Também