Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DEFASAGEM TARIFÁRIA

Aéreas buscam indenização contra União

Aéreas buscam indenização contra União
14/03/2014 09:01 - TERRA


As aéreas TAM, Vasp, Rio Sul e Nordeste também têm processos na Justiça contra a União reivindicando indenização por defasagem tarifária, seguindo o exemplo da Varig, que ganhou nesta semana uma ação bilionária, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira. As ações das quatro empresas, no entanto, ainda estão em tribunais de primeira e segunda instância.

As ações da TAM são estimadas em R$ 500 milhões. Já as da Vasp, em R$ 1,5 bilhão, segundo o jornal. De 1986 a 1992, vigorou no País uma política de estabilização tarifária, em que os preços das passagens eram estabelecidos em conjunto com o sindicato das empresas, em função da inflação e dos custos. O Ministério da Fazenda impedia o reajuste automático das tarifas, numa tentativa de segurar a inflação, o que causou prejuízo às aéreas.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.