Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 14 de dezembro de 2018

judiciais

Ações contra bancos e setor público são maioria

1 ABR 2011Por INFOMONEY09h:51

A lista das 100 maiores empresas e instituições envolvidas com processos na Justiça foi anunciada na última quinta-feira (31) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo os dados, divulgados pela Agência Brasil, o setor público federal e os bancos possuem cerca de 76% do total de processos (38% de participação para cada um). Em seguida aparece o setor público estadual, com 8% de processos, além do setor de telefonia, com 6%, e o setor público municipal, que totaliza 5%.

Ranking geral nacional
Com 22,3% dos processos, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) está em primeiro lugar no ranking geral nacional, seguido pela Caixa Econômica Federal, que possui 8,5% e pela Fazenda Nacional (7,4%).

De acordo com o CNJ, entre os dez primeiros, apenas as quatro últimas posições são ocupadas por empresas privadas: Bradesco (3,8%), Itaú (3,4%), Brasil Telecom (3,3%) e Banco Finasa (2,2%).

Tipos de justiça
O levantamento também mostra as empresas com maior número de processos por tipo de Justiça. Na Federal, o primeiro lugar é também do INSS, com 43,1% do total. Já na Justiça do Trabalho, a União está presente no maior número de processos (16,7%), enquanto na Justiça Estadual, o estado do Rio Grande do Sul é o que mais aparece nos processos.

Segundo o CNJ, os números são parciais, já que alguns tribunais não repassaram os dados dos maiores litigantes sob sua juridição, possivelmente em consequência de falha no sistema de informática.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também