Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

judiciais

Ações contra bancos e setor público são maioria

1 ABR 2011Por INFOMONEY09h:51

A lista das 100 maiores empresas e instituições envolvidas com processos na Justiça foi anunciada na última quinta-feira (31) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo os dados, divulgados pela Agência Brasil, o setor público federal e os bancos possuem cerca de 76% do total de processos (38% de participação para cada um). Em seguida aparece o setor público estadual, com 8% de processos, além do setor de telefonia, com 6%, e o setor público municipal, que totaliza 5%.

Ranking geral nacional
Com 22,3% dos processos, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) está em primeiro lugar no ranking geral nacional, seguido pela Caixa Econômica Federal, que possui 8,5% e pela Fazenda Nacional (7,4%).

De acordo com o CNJ, entre os dez primeiros, apenas as quatro últimas posições são ocupadas por empresas privadas: Bradesco (3,8%), Itaú (3,4%), Brasil Telecom (3,3%) e Banco Finasa (2,2%).

Tipos de justiça
O levantamento também mostra as empresas com maior número de processos por tipo de Justiça. Na Federal, o primeiro lugar é também do INSS, com 43,1% do total. Já na Justiça do Trabalho, a União está presente no maior número de processos (16,7%), enquanto na Justiça Estadual, o estado do Rio Grande do Sul é o que mais aparece nos processos.

Segundo o CNJ, os números são parciais, já que alguns tribunais não repassaram os dados dos maiores litigantes sob sua juridição, possivelmente em consequência de falha no sistema de informática.
 

Leia Também