Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

tecnologia

Acesso em banda larga cresce 52% no Brasil

22 MAR 11 - 20h:49r7

Os acessos em banda larga fixa e móvel das prestadoras de serviços de telecomunicações cresceram 52% nos últimos 12 meses e chegaram a 37,4 milhões em fevereiro, revelou, nesta terça-feira (22) a Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações).

Segundo a associação, foram ativados 12,8 milhões de novos acessos no período, o que significa que, a cada dia, 35 mil novos clientes se conectaram à internet em alta velocidade no Brasil.

O crescimento dos acessos por meio do SMP (Serviço Móvel Pessoal), que inclui modems de conexão à internet e terminais de terceira geração (3G), como os smartphones, chegou a 81,9% no período, passando de 12,9 milhões em fevereiro de 2010 para 23,6 milhões no fim do mês passado.

Já os acessos por meio do Serviço de Comunicação Multimídia – banda larga fixa – passaram de 11,6 milhões para 13,8 milhões no mesmo período, o que representa um crescimento de 18,8%. Nos últimos 12 meses, houve uma maior penetração de smartphones para acesso móvel à internet e uma maior oferta de acessos fixos de alta velocidade, em planos com bandas superiores a 10 megabits por segundo.

Nos dois primeiros meses de 2011, além da ativação com fibras óticas da banda larga em Manaus, mais de 120 municípios passaram a ter acesso à internet em banda larga móvel, que já chega a pequenas cidades, com menos de 20 mil habitantes, como Passo do Camaragibe (AL), Candeias do Jamari (RO) e Itapiranga (AM).

Ainda de acordo com o relatório, 67% dos domicílios brasileiros que têm computador estavam conectados em banda larga no fim de 2010. Os números incluem conexões em banda larga fixa e as oferecidas por meio de modems de acesso à internet móvel. Os dados para 2010 foram projetados a partir da Pesquisa TIC Domicílios 2009, realizada pelo Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação).

Segundo o relatório da Telebrasil, a ampliação do acesso da sociedade brasileira à internet em alta velocidade tem tido crescimento vertiginoso, com padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

Um levantamento recente feito pela consultoria independente Ookla, entidade americana que avalia padrões de qualidade e velocidade dos serviços de banda larga para instituições em todo o mundo, e aponta que o índice de qualidade de serviço da banda larga residencial brasileira é de 82,93, à frente de países como África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Detran pede rescisão de contrato com empresa responsável por radares
DÍVIDA MILIONÁRIA

Detran vai rescindir contrato com empresa de radares

FUTEBOL 2019

Cristiano Ronaldo critica valores de transferências no futebol: 'São surreais'

Prefeitura abre processo seletivo com oito vagas e salário de R$ 3,2 mil
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

Prefeitura abre processo seletivo com salário de R$ 3,2 mil

BRASIL

Bolsonaro levanta suspeita sobre ONGs por queimadas na Amazônia

Mais Lidas