Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Abertura de propostas para construção do Aquário do Pantanal será hoje

16 NOV 2010Por NOTÍCIAS MS08h:07

A abertura das propostas para construção do prédio do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal será realizada hoje .

A licitação é da modalidade concorrência, do tipo menor preço. A abertura das propostas será às 9h30, na Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Bloco 14, Parque dos Poderes, Campo Grande. O prazo para a garantia foi encerrado no dia 5 de novembro e a data da visita de licitação foi no dia 9 de novembro.

Aquário do Pantanal

Considerado um dos maiores aquários de água doce, com 6 milhões de litros de água, 263 espécies e 7.000 animais, o Aquário do Pantanal será construído com recursos do governo estadual. O local deve entrar em operação no início de 2012 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia.

Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental.

Para o oceanólogo Hugo Gallo, consultor do projeto e criador do aquário de Ubatuba (SP) - o segundo do país -, o aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água. "Entre os aquários de água doce, será o maior do mundo", afirma. O local contará com apenas um tanque marinho.

O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake. O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 25 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.

Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

Três propósitos estão sendo levados em conta na concretização do Aquário, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Menezes. “São propósitos contemplativos e turísticos, educacionais e científicos”, destaca o secretário. Carlos Alberto afirma que o empreendimento será um local de pesquisas científicas internacionais, um fórum de discussões de projetos ambientais e de programas educacionais. “Com o Aquário do Pantanal aproximaremos contatos com universidades internacionais, por meio de pesquisas científicas” afirmou Carlos Alberto.

“A edificação abrangerá a acessibilidade para todos os setores. A construção será uma manutenção para os aspectos da sustentabilidade, como o reuso adequado da água, redução do consumo de energia, além de outros requisitos” afirma o arquiteto Rui Ohtake, responsável pelo projeto.

O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes.

Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.

Leia Também