Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

ENFRENTAMENTO

Abertas inscrições para cursos de prevenção

16 NOV 2010Por Thiago Gomes03h:45

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), como parte do "Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas", ainda está com inscrições abertas para dois cursos: o Supera (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento) e o Fé na Prevenção (Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins).

Já estão com inscrições encerradas, também no contexto do plano de enfrentamento, os cursos de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias; Operadores do Direito - Extensão Universitária: Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas; e de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Ao todo, o Governo federal pretende capacitar 65 mil profissionais que trabalham com a temática das drogas.

O Supera tem como objetivo capacitar profissionais da área de saúde e assistência social para a correta identificação e diagnóstico dos usuários de álcool, crack e outras drogas, com o fornecimento de princípios e técnicas atualizados cientificamente dos diferentes modelos de tratamento, intervenção e encaminhamento, em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

O curso é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As três edições anteriores contaram com a participação de 15 mil profissionais da Rede Básica de Saúde e das Unidades de Referência para tratamento de usuários de álcool e outras drogas em todo o País. Esta quarta edição oferece mais 5 mil vagas para capacitação dos profissionais de saúde e de assistência social, com prioridade para as áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), contemplando as ações previstas no "Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas".

Já o curso Fé na Prevenção oferece 5 mil vagas, com objetivo de capacitar lideranças religiosas para atuar na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas, assim como de comportamentos de risco, fazendo a adequada identificação, abordagem e encaminhamento para a rede de atenção à saúde, tendo como base as técnicas de intervenção breve, entrevista motivacional e mudança de comportamento. Em sua 2ª edição também é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), já tendo oferecido 5 mil vagas na edição anterior.

Há poucos dias, durante sua visita a Campo Grande, por ocasião do Fórum Estadual de Políticas Antidrogas, o titular da Senad, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, destacou a importância de se preparar novas lideranças para atuar na prevenção do uso de drogas, lembrando que o País deve fechar este ano com pelo menos 200 mil voluntários capacitados, entre educadores, conselheiros municipais e até religiosos, para que todos falem a mesma linguagem.

Leia Também