Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Combustível

Abastecer com álcool ainda é vantagem no Mato Grosso

20 FEV 2011Por Redação com informações R717h:23

Para os motoristas que podem escolher, abastecer o carro com gasolina tem sido mais vantajoso em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas no Mato Grosso o preçi do etanol ainda vale a pena. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (18) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em pesquisa semanal.

No Estado de São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol no país, a gasolina voltou a ser mais competitiva. O preço médio da gasolina no Estado ficou em R$ 2,489 por litro. Já o etanol hidratado subiu para R$ 1,742. Na semana, os preços do álcool aumentaram 1,72% nos postos.

Para verificar qual combustível compensa mais, a agência leva em conta um cálculo que compara o poder calorífico do motor a álcool, isto é, a energia que o combustível gera ao ser queimado. O álcool equivale a 70% do poder encontrado nos motores a gasolina.

Vale dizer que a forma de dirigir e o modelo do veículo influenciam no consumo de combustível do carro.

Em São Paulo, essa porcentagem chega a 71,07% entre o preço do álcool e da gasolina. A vantagem, então, é da gasolina. Quando a relação aponta um valor entre 70% e 70,50%, é considerado indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.

Em Goiás, a relação é de 70,40% e em Mato Grosso de 68,32%, o único Estado onde o etanol permanece competitivo. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Rio Grande do Sul (preço do etanol é 83,46% do valor da gasolina) e em Roraima (82,56%).

Leia Também