Sexta, 15 de Dezembro de 2017

90% dos aplicativos bancários possuem falhas de segurança

17 JAN 2014Por oficinadanet02h:00

Recentemente temos noticiado falhas e mais falhas em aplicativos para smartphones e tablets relacionados a bancos e cooperativas de crédito. E vamos combinar, se há app que precisa de segurança, é o app onde você acessa sua conta bancária, realiza depósitos e transferências.

De acordo com uma pesquisa realizada pela IOActive, 90% dos aplicativos deste segmento apresentam falhas de segurança e vulnerabilidades. Desta forma, os dados de seus usuários podem acabar expostos a criminosos ou crackers.

O responsável pela pesquisa, Ariel Sanchez, revela que no começa das pesquisas imaginava não encontrar tantas falhas. "O objetivo foi realizar uma análise estática de aplicativos bancários em todo o mundo. A pesquisa utilizou dispositivos móveis (iPhone / iPad) para testa 40 das 60 instituições bancárias mais influentes do mundo", disse no blog da empresa.

Pontos relevantes da pesquisa:

  • Duração total de 40 horas;
  • A pesquisa não expõe as vulnerabilidades nem maneiras de encontrá-las como maneira de proteger os proprietários e também seus clientes;
  • Todos os testes foram realizados do ponto de vista dos clientes;
  • Alguns dos bancos cujo aplicativo revelou vulnerabilidades já foram contados.

Ao final dos testes, Ariel fez ainda algumas recomendações para as instituições financeiras. Para nós clientes e usuários destes serviços, resta alertar para evitar qualquer complicação. A postagem completa pode ser acessada aqui.

Leia Também