Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 16 de dezembro de 2018

Saúde

25% das mulheres após os 50 anos têm osteoporose

13 MAR 2011Por Terra03h:06

A osteopororose afeta homens e até crianças, mas são as mulheres as mais atingidas pela doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1/4 das mulheres acima dos 50 anos possuem a doença, enquanto apenas cerca de 1/8 dos homens acima dessa idade apresentam a patologia.

O problema causa redução no volume e na qualidade dos ossos, aumentando a fragilidade do esqueleto e os riscos de fraturas. A osteoporose pode ser primária, dos tipos 1 e 2. A do tipo 1 ocorre na pós-menopausa, na faixa etária dos 50 a 60 anos, enquanto a do tipo 2 acomete mulheres depois dos 70 anos. Há também a secundária, que é decorrente da presença de outras doenças (diabetes, anorexia nervosa, deficiência da vitamina D, problemas na tireoide), além da ingestão de medicamentos, como corticoides, heparina e anticonvulsivantes. Fumar, consumir álcool de forma excessiva e ter baixa ingestão de cálcio e de vitamina D também são fatores que podem provocar a doença;

Segundo o reumatologista José Goldenberg, do Hospital São Luiz, de São Paulo, o diagnóstico deve ser criterioso. "O médico deve levantar o histórico da paciente, como idade em que teve a menarca (primeira menstruação), idade que passou pela menopausa, fator hereditário, baixo peso, baixa estatura e hábitos." Só após esse mapeamento, será possível identificar qual o tipo da osteoporose.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também