Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Tecnologia na linha do gol é instalada pra Copa das Confederações

26 MAI 13 - 01h:00opovo

Quando a Copa das Confederações começar, no próximo dia 15 de junho, uma das ações mais controversas por parte da Fifa vai ter início: o uso de tecnologia para auxiliar a arbitragem. A tecnologia da linha do gol (GLT, da sigla em inglês Goal-line technology) já começou a ser instalada nos seis estádios que receberão jogos.

No Mundial Interclubes do ano passado, foi a primeira vez que a GLT foi usada. Ela é capaz de identificar se a bola entrou ou não no gol. No momento em que a bola ultrapassar a linha, um dos relógios do árbitro - específico para isso - mostra se foi gol. Só o juiz vai ter essa informação, através de vibração do relógio e de um sinal visual.

Para o presidente da comissão de arbitragem da Federação Cearense de Futebol, Milton Otaviano, essa tecnologia “vai ser de uma grande ajuda e uma aliada do trabalho do auxiliar. É de suma importância, pois o árbitro assistente não consegue estar na linha de canto em todas as jogadas”.

De acordo com a Fifa, a informação de que um gol foi ou não marcado deve ser imediata e confirmada dentro de um segundo. O teste na Copa das Confederações servirá para mostrar se a tecnologia pode ser usada na Copa do Mundo de 2014. O sistema a ser usado é o GoalControl-4D.

Segundo a Fifa, o sistema “é equipado com 14 câmeras de alta velocidade localizadas ao redor do gramado e direcionadas para as duas metas. A posição da bola é contínua e automaticamente registrada tridimensionalmente (coordenadas X, Y e Z) quando se aproxima do gol. Caso a bola ultrapasse completamente a linha, a unidade de análise central envia em menos de um segundo um sinal codificado para o relógio receptor do árbitro”.

A entidade informou ainda que não é necessária qualquer adaptação ou alteração no gol, na bola ou no campo. Além disso, as câmeras usadas são capazes de gravar e veicular replays em caso de gol, permitindo posteriormente análises das imagens da partida.

Aviso de gol

Só o juiz vai ter essa informação, através de vibração do relógio e de um sinal visual.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Chuva significativa só em setembro, afirma especialista do Cemtec
HAJA HIDRATAÇÃO

Cemtec confirma: chuva mesmo, só em setembro

Reservas do Galo vacilam e Bahia vence no Independência
BRASILEIRÃO 2019

Reservas do Galo vacilam e Bahia vence no Independência

INTERNACIONAL

Trump chega à França para participar da cúpula do G7

Trump se negou a assinar a declaração final da cúpula do G7
EDUCAÇÃO

Encceja: candidatos com dificuldade de acesso podem ligar para 0800

Exame será realizado neste domingo

Mais Lidas