Quarta, 13 de Dezembro de 2017

tecnologia

Internet comemora hoje 25 anos de interação e comunicação da rede

12 MAR 2014Por Cleidson Lima11h:53

Quem imaginava que há 25 anos iria surgir uma tecnologia que mudaria o modo como às pessoas se comunicam e interagem com outras pessoas no mundo todo? Tim Berners-Lee pensou nisso e com apenas 34 anos de idade, em 12 de março de 1989, o físico britânico criaria World Wide Web (Rede Mundial de Computadores), popularmente conhecida pelos bilhões de usuários de internet. 

Nascido em Londres em 8 de junho de 1955 o cientista da computação e professor do MIT, Sir Timothy Berners-Lee, trabalhava na época no CERN que é uma Organização Europeia para Pesquisa Nuclear sendo considerada atualmente o maior laboratório de física de partículas no mundo. Antes da sua maior criação, Tim Berners-Lee tinha a preocupação de preservar e difundir a informação que era gerada pelos experimentos e entendia que se ela pudesse ser vista por mais cientistas a velocidade das pesquisas seria aumentada. 

Com base na ideia de “hipertexto” de Ted Nelson, que foi usada pela primeira vez na década de 50, Tim Berners-Lee desenvolveu um conceito de uma matriz de informação que, ao invés das pessoas acessarem-na usando a lógica de uma árvore, seria possível acessar as mesmas informações por intermédio do uso de círculos e setas. Essas setas iriam funcionar como os “links” que levariam para diferentes lugares e informações. A partir deste conceito inicial e com a sua evolução, estava começando a ser criada a internet. 

Proposta Inicial
A proposta inicial do surgimento da internet que conhecemos hoje pode ser vista por meio do endereço www.w3.org/History/1989/proposal.html. No esboço de Berners-Lee pode-se visualizar já a compreensão sobre os navegadores e hiperlinks (ou links) para saltar de um conjunto de informações para outro, com setas em diversas direções que unificam conteúdos descrevem as interligações e referências de documentos.

Depois de dois anos de trabalho após a criação da World Wide Web, mais especificamente em 6 de agosto de 1991, Tim Berners-Lee colocaria no ar o primeiro site da internet, que tinha como endereço info.cern.ch e continha apenas textos sendo hospedado em um servidor NeXT. 

Internet atualmente
Atualmente, após 25 anos desde o lançamento da Web, a maioria dos internautas não conseguem imaginar como poderiam viver hoje em dia sem essa tecnologia que é a base para marcas consagradas como a rede social do Facebook, e mecanismos de busca, mapas e e-mail do Google e a enciclopédia on-line do Wikipedia. 

Celebrando 25 anos
Para celebrar os 25 anos de Web foram criado um site especial para as pessoas de todas as partes do planeta se juntarem ao inventor da Web, Tim Berners-Lee, para desejar à rede World Wide Web um feliz aniversário de 25 anos. Todos estão convidados a compartilhar seus cumprimentos de aniversário nas redes sociais usando #web25. Algumas saudações serão selecionadas para serem postadas no site oficial de aniversário, www.webat25.org. 

Leia Também