Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PRODUÇÃO

Com 1,2 milhão de litros/dia setor leiteiro de MS quer expansão

24 ABR 11 - 08h:00rosana siqueira

Com produção de 1,2 milhão de litros por dia, o setor leiteiro de Mato Grosso do Sul ainda tem um longo caminho pela frente para elevar a produção. A atividade que reúne cerca 23 mil produtores no Estado necessita principalmente ampliar a produção de matéria-prima, que hoje sequer atende a demanda das 85 indústrias existentes. E mais somente um novo laticínio que está sendo construído em Terenos vai consumir nada menos que 600 mil litros/dia. 

O rebanho quase que eminentemente Nelore de MS e a falta de políticas específicas voltadas para a cadeia leiteira ajudam a formar este quadro da produção de leite estadual. Mas esta realidade parece estar mudando.

Um dos passos neste sentido, foi a criação, no ano passado do Conselho Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite). A iniciativa é uma ação conjunta das instituições do setor e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite. Com a implantação do Conselho é possível traçar um valor de referência do produto a partir de pesquisas de preço. Esse preço ninguém é obrigado a seguir, mas acaba se tornando uma referência.

O programa define as características do leite-padrão, em termos de qualidade e volume e, a partir dele, um leite de qualidade inferior (com deságio de 10%) e um leite de qualidade superior (com ágio de 15%). Segundo o presidente Edgar Rodrigues Pereira a implantação do Conseleite veio para fortalecer o setor lácteo de Mato Grosso do Sul, pois irá fornecer os fundamentos básicos para a implantação e a condução de um processo de autogestão do setor para a formação de preços da matéria-prima.

Veja a entrevista:

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

IMPASSE COM O SETOR

Diretoria da ANTT aprova suspensão da nova tabela de fretes

ECONOMIA

Em nova proposta, governo agora quer limitar saques do FGTS a R$ 500 em 2019

Procuradoria descarta indiciar Cristiano Ronaldo por acusação de estupro
ASTRO PORTUGUÊS

Procuradoria descarta indiciar Cristiano Ronaldo por estupro

Soraya Thronicke perde ação contra suplente na Justiça
SENADORA

Soraya Thronicke perde ação contra suplente na Justiça

Mais Lidas