Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

COPA DOS CAMPEÕES

Bayern marca no fim e vence Borussia

25 MAI 13 - 17h:21FOLHA PRESS

 Bayern de Munique venceu o Borussia Dortmund por 2 a 1, hoje, no estádio de Wembley, em Londres, e conquistou sua quinta Copa dos Campeões da história.

Os gols do time bávaro foram marcados por Mandzukic e Robben. O holandês fez o tento da vitória aos 43min do segundo tempo. Antes, Gundogan, de pênalti, havia empatado o duelo.

A última conquista do Bayern de Munique havia sido em 2001. Na década de 70, o clube faturou a taça em três temporadas consecutivas (1974, 75 e 76). A equipe também superou um trauma. Nos últimos três anos foi vice-campeã em duas oportunidades (2010 e 2012).

Agora, pela primeira vez na história, o clube bávaro pode ganhar a tríplice coroa - já é o campeão do Campeonato Alemão, da Champions e ainda pode vencer a Copa da Alemanha, diante do Stuttgart.

O técnico Jupp Heynckes fez sua penúltima partida no comando do time. A partir da próxima temporada, o espanhol Pep Guardiola assumirá o cargo.

O Borussia Dortmund levantou o troféu apenas em 1997. Até a decisão deste sábado, o time era o único alemão que havia superado o Bayern na competição europeia - nas quartas de final de 1998.

O jogo

As equipes alemãs entraram no gramado de Wembley com formações idênticas: 4-2-3-1. Enquanto o Bayern de Munique estava completo, o Borussia Dortmund não contou com uma de suas principais estrelas: Mário Götze, vendido ao rival e lesionado há quase um mês.

Apesar do maior investimento e da experiência de duas decisões recentes na Champions, o Bayern de Munique sofreu no início com o adversário.

Aos 25min, o Borussia havia chutado seis bolas ao gol do rival, sem sofrer nenhuma finalização. O goleiro Neuer era o principal atleta da partida com três defesas importantes.

O Bayern acordou em uma cabeçada do croata Mandzukic. Weidefeller impediu o gol ao espalmar para escanteio. Na cobrança, o volante espanhol Martínez também levou perigo.

O atacante holandês Robben, então, apareceu negativamente ao desperdiçar três oportunidades para o time bávaro.

Em dois lances, ele chutou em cima de Weidefeller. Na outra jogada, atrapalhou-se com a bola e foi desarmado por Subotic.

Na melhor chance do Borussia, Lewandowski finalizou pressionado por Neuer e não conseguiu superar o goleiro.

Na segunda etapa, o duelo estava equilibrado até que Mandzukic resolveu aparecer. Aos 13min, o croata cabeceou fraco e facilitou o trabalho de Weidefeller.

No minuto seguinte, ele não perdoou. Robben foi acionado por Ribéry, driblou o goleiro adversário e serviu o centroavante na pequena área. Livre, ele apenas empurrou para as redes.
Aos 23min, em uma jogada despretensiosa de Reus na área do Bayern, o zagueiro brasileiro Dante acertou um chute na barriga do oponente. Pênalti assinalado pelo árbitro italiano Nicola Rizzoli e convertido por Gundogan.
O defensor já tinha cartão amarelo, mas não foi advertido por ter feito a penalidade.
Aos 26, Subotic conseguiu impedir um gol certo de Robben com um carrinho em cima da linha fatal.
Três minutos depois, Ribéry se estranhou com Grosskreutz, pediu pênalti e o juiz advertiu os dois atletas com cartão amarelo.
Inerte, o Borussia só assustou com um chute de Lewandowski. O polonês chegou a balançar as redes, mas havia ajeitado a bola com o braço antes da conclusão.
O lateral esquerdo Alaba e o volante Schweinsteiger ameaçaram a meta de Weidenfeller com arremates da intermediária. O goleiro realizou duas belas intervenções.
Aos 43min, depois de um longo lançamento, Robben conseguiu superar o goleiro com jeito. Um leve toque para dar a vitória e o título ao Bayern de Munique.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Brasil busca 1º lugar geral no Parapan de Lima
JOGOS PARAPAN-AMERICANOS 2019

Brasil busca 1º lugar geral no Parapan de Lima

ORÇAMENTO

STF se divide sobre permissão para Executivo limitar repasses

Integrante do PCC é condenado por executar colega "traidor"
EXECUÇÃO FILMADA

Integrante do PCC é condenado por executar colega "traidor"

Mulher de 34 anos é a 22ª vítima <br>de gripe em Campo Grande
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Mulher de 34 anos é a 22ª vítima de gripe na Capital

Mais Lidas