Quinta, 18 de Janeiro de 2018

COMUNICAÇÃO

Banco de preços vai barrar 'veículos fantasmas'

8 AGO 2013Por FOLHA PRESS00h:00

O Cenp (Conselho Executivo de Normas Padrão), entidade que estabelece regras de práticas comerciais para o mercado publicitário, por meio da autorregulamentação, está lançando um banco de dados de veículos de comunicação.

O BUP (banco único de listas de preços) reunirá informações sobre preços de anúncios e informações de mídia de cada veículo e poderá ser acessado por anunciantes privados e públicos. O objetivo é dar mais transparência ao mercado.

O Cenp se compromete a não passar informações de um veículo para o outro e também a verificar a autenticidade das informações antes de cadastrar as empresas de comunicação.

"O BUP garante a existência do veículo e minimiza o risco de listas de preços em duplicidade", diz o presidente do Cenp, Caio Barsotti.

Segundo a entidade, uma vez difundido, o banco deve ajudar a acabar com veículos fantasmas, que recebem verba pública por anúncios fictícios. A prática foi revelada pela Folha em novembro de 2012, com casos envolvendo o governo federal e o governo do Estado de São Paulo.

Informa ainda que o objetivo é encerrar o ano com dados de cerca de 500 veículos de comunicação.

Leia Também