Agronegócio regional

Com tema 'Carbono Zero', Showtec 2018 é lançada dia 31

Evento congrega as mais recentes pesquisas, serviços e produtos da agropecuária

27 OUT 2017 • POR ALINE OLIVEIRA • 13h45

Uma das maiores feiras de tecnologia em agropecuária já tem data marcada. A edição 2018 da Showtec acontecerá entre os dias 17 e 19 de janeiro, no municipio de Maracaju, localizado há 160 quilômetros de Campo Grande. 

Para detalhar as novidades do evento, a Fundação MS realizará na próxima terça-feira (31), o lançamento oficial, na sede do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, às 8h.

O tema abordado em 2018 será o Carbono Zero, que defende a integração de sistemas que colaboram com a fixação do carbono no solo, como por exemplo: Plantio Direto, Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

De acordo com o diretor executivo da Fundação, Alex Melotto, o Showtec 2018 contará com a certificação de compensação de carbono através do plantio de árvores nativas. Na prática, as emissões de carbono geradas pela organização e realização do evento serão anuladas com plantio de árvores. "O produtor rural também vem fazendo este trabalho quando utiliza o sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária-floresta, onde os sistemas integrados realizam a fixação do carbono", explica.

Na edição de 2017 a feira recebeu mais de 16 mil visitantes e contou com 120 expositores que apresentaram as mais modernas tecnologias em produtos e serviços, focados em todas as etapas da produção agropecuária. 

Outros temas abordados e que dizem respeito a realidade produtiva de Mato Grosso do Sul serão: cultura de soja e milho safrinha, cana de açúcar, pequenos negócios rurais, conservação e manejo de solos, entre outros temas voltados para a agricultura, bem como mostras de implementos agrícolas e maquinários. Haverá também espaço para pecuária, com exposições de produtos e palestras sobre o segmento.