Confira a receita

Lombo de porco assado é perfeito para servir no almoço em família

Lombo de porco assado é perfeito para servir no almoço em família

21 OUT 2017 • POR Tudo Gostoso • 23h00

Ingredientes
1 lombo de porco
4 limões
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva ou 4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola
4 dentes de alho
1 xícara (chá) de vinho branco
sal a gosto
pimenta calabresa a gosto
salsa desidratada a gosto
4 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de mel


Modo de Preparo

O primeiro passo para preparar o lombo é limpá-lo. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou espeto de churrasco, faça alguns furos na carne. Transfira o lombo para um recipiente e esprema os limões sobre ele. Deixe marinando por cerca de 20 minutos.

Em outro recipiente, misture o alho amassado com um pouco de sal, pimenta, cebola, manteiga ou azeite, sal, mel e mostarda, formando uma pasta. Uma dica do TudoGostoso para dar aquela incrementada na sua receita é preparar uma deliciosa mostarda caseira. Além disso, não deixe de conferir os tipos de mel e suas diferenças.

Passe a pasta por todo o lombo, esfregando bastante, para fazer com que o tempero entre bem na carne. Depois disso, sele a carne na panela de pressão até que o fundo comece a escurecer. Sele todos os lados, sempre virando para não correr o risco de queimar. Aos poucos, despeje o vinho e um fio de azeite de oliva.

Quando todos os lados estiverem selados, adicione 2 xícaras (chá) de água e coloque na pressão para cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Retire a carne da panela e transfira-a para uma assadeira. Leve ao forno e, enquanto o lombo está assando, regue com o caldo restante da panela de pressão. Asse por 25 minutos.

Bons acompanhamentos para servir com um delicioso lombo assado são um arroz à grega e batatas fritas. Caso você tenha dificuldade em prepará-las, confira como fazer uma batata frita crocante igual de restaurante! Saladas frias também são uma ótima pedida.