distância cômica

Asteroide do tamanho de uma casa passará perto da Terra

Asteroide do tamanho de uma casa passará perto da Terra

12 OUT 2017 • POR SUPER INTERESSANTE • 12h11

Para os funcionários da Nasa, o presente de Dia das Crianças será um longo plantão, com a cara enfiada no telescópio.

No feriado de quinta-feira (12), o asteroide 2012 TC4, com algo entre 15 e 30 metros de diâmetro, passará a 43,5 mil quilômetros da Terra.

Isso é um oitavo da distância que nos separa da Lua – o que parece muito na escala humana, mas na escala cósmica é o equivalente a um motoqueiro passar no vão entre um ônibus e um carro sem atingir nenhum dos dois. 

Apesar da “fina” de tirar o fôlego, 2012 TC4 não vai nos atingir – e também não vai interferir nas trajetórias de centenas de satélites artificiais geoestacionários, que, via de regra, orbitam o planeta a 36 mil quilômetros de altitude, mantendo sempre a mesma posição em relação à superfície terrestre.

Quem garante é Michael Kelley, da Nasa, que está de olho em 2012 TC4 há dois meses, e já fez todos os cálculos de trajetória possíveis.

“Nós temos informações muito precisas sobre sua posição, o que permite cálculos muito precisos sobre sua órbita. Não há perigo, nem para os satélites”, afirmou à imprensa.

Ele e sua equipe estão aproveitando a conveniente aproximação da rocha para fazer uma simulação – e verificar se nossas estratégias de defesa planetária estão em dia.