INVESTIMENTOS

Estado negocia reabertura da Marfrig em região de fronteira

Frigorífico em Porto Murtinho foi fechado há dois anos

28 SET 2017 • POR IZABELA JORNADA • 18h23

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), em viagem a São Paulo, teve reunião com executivos da Marfrig para discutir a reabertura da planta em Porto Murtinho, fechada há dois ano.

O encontro foi com diretor de novos negócios do frigorífico, Luiz Firmino; com o integrante do Conselho de Administração Marcos Molina; e o diretor de operações do grupo Rodrigo Marçal.

A empresa reabriu recentemente sua unidade em Paranaíba. O governo do Estado participou da solenidade de início das operações da planta.

O governador e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, tentam sensibilizar os executivos para empreender na cidade de fronteira com o Paraguai.

A empresa informou que aquela unidade não apresenta resultados positivos e que a reativação demanda investimentos, provavelmente com a instalação do setor de desossa. Em contrapartida, o governador apresentou uma série de investimentos que tem feito na região e que podem ajudar a nortear a decisão dos investidores.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, foram apresentadas as melhorias em infraestrutura feitas na região, assim como a rota bioceânica que deve ligar Porto Murtinho aos países vizinhos até o Chile. Também foi discutida a possibilidade de levar gado de barcaças do Pantanal para abate em Porto Murtinho, com uma nova estrutura para descarga de animal no porto.

“Dentro dessas circunstâncias, o cenário para a reabertura ficou bastante positivo, mas ainda não há nenhuma definição. Por isso vamos fazer estudos e apresentá-los para a empresa, para que ela possa avaliar”, afirmou Jaime Verruck.

Segundo o governador, o Estado vai tentar oferecer mais estrutura para investidores. “Estamos trabalhando para oferecer cenário positivo aos empresários, visando a retomada dos investimentos em um setor considerado importante para vencermos a crise com geração de novos postos de trabalho”, afirmou.

O poder público analisa que Porto Murtinho pode ser um local estratégico para a exportação de carne em um futuro a médio prazo.

PARANAÍBA

Durante a reunião, governo e Marfrig também conversaram sobre a manutenção da unidade recém inaugurada na região Leste do Estado.

Os empresários informaram que o frigorífico de Paranaíba iniciou o processo para se credenciar ao programa Precoce MS e para entrar na lista do Ministério da Agricultura e Pecuária para exportação.