Cidades

MEMÓRIA

A+ A-

'Noiva do Banheiro' assustava alunos de Campo Grande

Em 1981, aparição trouxe famosa lenda das escolas brasileiras ao MS

RAFAEL RIBEIRO

01/11/2018 - 17h00
Continue lendo...

ACONTECEU EM 1981...

O Dia das Bruxas, importado dos EUA nos últimos anos, oficializou  a comemoração do terror em nosso calendário. 

Já é oficial: dia 31 de outubro é dia de alunos irem às escolas fantasiados. 

Mas há quatro décadas, quando ver crianças vestidas de monstro comemorando algo que fosse era coisa apenas de filme ou desenho animado para brasileiro, assombração em locais de ensino era tido como assunto relevante. E realmente causava pavor.

Foi assim que em 30 de outubro de 1981 o Correio do Estado levou em sua capa uma chamada enigmática: 'Aparição deixou escola em pânico'. 

Na apresentação da reportagem que viria na página 5 é explicado que a menina Diana Batista Ramos, 11 anos, entrou em choque durante um dia normal de aula na escola municipal onde estudava, na Vila Universitária, região sul de Campo Grande. O nome foi mantido em sigilo. E o motivo descobriremos a seguir.

Eram 9h30. Diana pediu para ir ao banheiro. Ao chegar no local, deu de frente com a aparição de uma mulher loira, vestida de noiva, com os cabelos salpicados de cola e o rosto coberto de algodão. Apenas um de seus olhos azul estava visível.

"Com voz doce, a moça teria pedido à Diana que tirasse o algodão do rosto para ela poder ganhar a salvação. A menina ficou com medo e não fez o que ela pediu", completa o texto.

Diana ficou apavorada e saiu aos gritos do local, chorando muito. Foi levada para casa por funcionários e professores do local trararam de tentar tranquilizar os outros alunos alegando ser uma brincadeira. 

Mas o Correio, durante a entrevista com a menina, cuja foto estampa a capa da edição, esclarece que "reafirmaria sua história quantas vezes fossem necessárias."

LOIRA DO BANHEIRO

Pois é queridos leitores, após semanas de buscas, conseguimos trazer para vocês uma das muitas lendas que rondam o imaginário campo-grandense (sim, sabemos que vocês aguardam ansiosos por uma tal bruxa... e iremos cumprir, prometo).

É a primeira 'aparição' documentada de um fenômeno que assola a fantasia de estudante brasileiros até od ia de hoje: a loira do banheiro.

Sim, esse escriba que vos digita essas linhas, apesar de uma infância distante da Capital, na periferia de São Paulo (SP), também passou tardes atordoado por supostas aparições de uma dos maiores mitos de nossa infância. Isso ou a ida à diretoria por estar chutando portas e gritando palavrões para chamar a dita cuja.

E a história de 1981 está longe de ser a primeira aparição da loira que habitava aquele fétido espaço onde fazemos nossas necessidades entre as aulas de matemática e geografia. A própria reportagem do Correio esclarece que a noiva de olhos azuis já apareceria constantemente aos estudantes há pelo menos três anos. 

Pior, a 'noiva' do banheiro já assustara estudantes campo-grandenses com frequência em três das escolas públicas mais tradicionais da cidade e que existem ainda hoje: Bernardo Franco Baís, vizinho aqui da redação, Joaquim Murtinho, hoje estadual, na Avenida Afonso Pena, e Raul Sans de Matos, hoje particular, na Vila Santa Dorotheia.

Na versão de Campo Grande, a loira do banheiro afirmou aos estudantes que tiveram a 'honra' de sua aparição que tinha 14 anos e há algum tempo fora "violentada e esfaqueada" por um professor que desejava casar com ela. O fato ocorreu em uma escola, motivo pelo qual sempre fazia suas visitas nesses locais.

UMA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA

Pesquisadores da USP foram atrás: e garantem terem descoberto a identidade da loira do banheiro em Guaratinguetá (SP)

A idade, o vestido de noiva, a cor do cabelo e dos olhos não são simples coincindências. 

É o que aponta pesquisa do professor Adone Agnolin, titular da cadeira de história brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Há oito anos ele desenvolveu projeto de pesquisar lendas urbanas. E chegou a uma conclusão plausível do que pode ser a origem da história que assusta estudantes por todo Brasil. "Sim, a loira do banheiro existou", brincou Agnolin, em entrevista a esse escriba.

A versão mais aceita da lenda é de que ela teria se inspirado na história da jovem Maria Augusta de Oliveira, nascida no final do século 19, em Guaratinguetá (SP). Dizem que ela seria filha do Visconde de Guaratinguetá, que teria obrigado a menina a se casar aos 14 anos com um homem influente. Na época, isso ainda era considerado um hábito normal e aceitável.

Nada feliz com o casório arranjado, Maria Augusta vendeu suas joias, mostrou que tinha muita atitude e fugiu para Paris aos 18 anos. Na cidade, a jovem viveu até 1891, quando teria falecido com apenas 26 anos – o motivo ainda é um mistério, graças ao sumiço do atestado de óbito da garota.

Com a notícia da morte, sua família pediu que o corpo retornasse ao Brasil e fosse colocado em uma urna de vidro na casa da família até que o túmulo ficasse pronto. Mas, mesmo após a sepultura estar pronta para receber o corpo, a mãe de Maria Augusta não quis enterrá-la. Foi só após ser acometida por diversos pesadelos enquanto o corpo estava na casa que ela consentiu em enterrar os restos mortais da jovem.

Algum tempo depois, em 1902, o casarão em que viviam deu lugar à Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, que ainda existe no Centro de Guaratinguetá, onde dizem que seu espírito vaga até hoje, aparecendo com frequência nos banheiros femininos. A história ganhou força após um incêndio misterioso acometer a escola, em 1916, fazendo com que o prédio tivesse que ser reconstruído.

Mesmo assim, é difícil entender o porquê de sua história ter se transformado tanto a ponto de pouca gente conhecer sua figura forte de uma mulher que lutou pelo seu direito de ser feliz em uma época em que isso ainda era um privilégio masculino.

"Dizem que um dos motivos para isso é o fato de sua história ter sido usada nas escolas para evitar que alunos matassem aula no banheiro. Uma das versões chega a sugerir que a loira do banheiro era uma menina que estava matando aula quando bateu a cabeça e morreu, mas a história de rebeldia da Maria Augusta é bem mais interessante", completou o docente da USP.

Vale lembrar que Guaratinguetá tinha e tem uma posição geográfica privilegiada, no eixo entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas cercanias de Aparecida do Norte, próximo de Minas Gerais, com trânsito intenso, seja de viajantes em vias terrestres ou trem, visto que a estrada de ferro que corta a cidade é uma das principais na construção da civilização brasileira. Ou seja, a lenda pode ter sido espalhada por quem passou pela cidade.

Lenda vai, história vem, o fato é que a origem do mito da loira do banheiro permanece um grande mistério. Prato cheio para os amantes de histórias de terror, as dúvidas permanecem no ar. Se a história foi criada para assustar os alunos que matam aula, durante um bom tempo o plano foi bem sucedido. Se o fantasma da determinada Maria Augusta permanece de fato assustando jovens por banheiros do Brasil afora, fica no ar a pergunta: porquê ela não consegue ir embora de vez? 

Mas fique tranquilo caro e curioso leitor, em breve o mistério da loira do banheiro será esquecido definitivamente por gerações cada vez menos impactatas com lendas e mitos diante do uso cada vez mais constante da tecnologia em suas criações. O misticismo perde o espaço. Vira 'coisa de velho'. Ao ponto do humorista Danilo Gentili estar preparando um novo filme com a loira como protagonista e eixo central da história, em sua segunda ida às telas grandes tendo a escola como tema.  

Até lá, todo cuidado é pouco, e vale lembrar da boa e velha máxima adaptada: “eu não creio na loira do banheiro, mas que ela existe existe.”

*Rotineiramente nossa equipe convida você, leitor, a embarcar com a gente na máquina do tempo dos 64 anos de história do jornal mais tradicional e querido de Mato Grosso do Sul para reviver reportagens, causos e histórias que marcaram nossa trajetória ao longo desse rico período. Você encontrará aqui desde fatos relevantes à história do nosso Estado até acontecimentos curiosos,que deixaram nossas linhas para fomentar, até hoje, o imaginário da população sul-mato-grossense. Embarque com a gente e reviva junto conosco o que de melhor nosso arquivo tem a oferecer.

E você leitor, gostaria de relembrar um fato, uma reportagem, uma história de nossa história. Nos envie sua sugestão pelo nosso whatsapp: (67) 99971-4437.

Leia edições anteriores da seção Memória do Correio e viaje com a gente pelo tempo.

MEIO AMBIENTE

Em MS, Marina Silva assina acordo para preservação do Pantanal e sugere pacto com prefeitos

Ambos estados uniram esforços para uniformizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do bioma, com foco na sustentabilidade, conservação e proteção

18/04/2024 12h45

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assina Termo de Cooperação de Proteção do Pantanal, ao lado de autoridades de MS e MT Marcelo Victor

Continue Lendo...

Termo de cooperação de defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do Pantanal foi assinado pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) e pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, na manhã desta terça-feira (18), no auditório do Bioparque Pantanal, localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

O acordo tem o objetivo de unificar a política de proteção, conservação, preservação e sustentabilidade do bioma Pantanal.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a importância do pacto entre os dois estados é conservar, preservar e proteger o Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense.

“É importante porque acontece no contexto da elaboração do plano de prevenção e controle do desmatamento e queimado do Pantanal. É uma ação que deve ser feita de forma compartilhada entre o governo federal e os governos estaduais. Nesse caso, já temos até uma parceria entre os dois governos que compartilham o mesmo bioma. Então, esse pacto feito pelos dois estados é uma demonstração de que algo dessa magnitude não tem como ser enfrentado por um ente federado de forma isolada”, explicou Marina Silva.

Na ocasião, a ministra ainda sugeriu que o próximo passo seria elaborar um pacto pelo Pantanal. “O segundo passo talvez seja a gente fazer um pacto pelo Pantanal, além dos governadores, envolvendo também os prefeitos, como a gente já fez com a Amazônia, com os 70 municípios que mais desmatam. Não mais para a ação de comando e controle, mas para financiar atividades produtivas sustentáveis, para incentivar a pesquisa, o acesso à tecnologia, inovação e assistência técnica”, finalizou a ministra.

MS e MT uniram esforços para uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal, elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma Pantanal, promover o fomento da produção sustentável, monitorar a fauna silvestre e fomentar o turismo na região.

O documento tem validade de cinco anos, ou seja, vai até 2029. Além disso, será gerido por um grupo de trabalho integrado por representantes dos dois estados, em número paritário.

Também assinaram o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck (MS); secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti (MT); secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira (MS) e o secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto de Camargo Roveri (MT).

A assinatura ocorreu durante o Seminário sobre as Causas e Consequências do Desmatamento no Pantanal, evento realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, por intermédio do Governo Federal.

De acordo com o governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB), satélites, videomonitoramento e inteligência de ambos estados estarão alinhados para preservação do bioma.

“Na prática é uma capacidade operacional maior, mais inteligência, mais cooperativa de ações. medida que temos bases instaladas em 13 pontos do Pantanal, O Mato Grosso também detém uma força preparada e podemos atuar em conjunto. Se é lá e o Mato Grosso precisa, nós estaremos lá, se o Mato Grosso do Sul precisar, o Mato Grosso estará presente conosco. Além de toda a inteligência, temos monitoramento de vídeo, temos acompanhamento de satélite, o Mato Grosso também. Então, isso coordenado dá muito mais capacidade operacional para que a gente atuar mais rápido e de maneira mais eficaz no combate a eventuais incêndios”, afirmou o chefe do executivo estadual de Mato Grosso do Sul.

Segundo o governador de MT, Mauro Mendes (DEM), as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Segurança Pública de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estarão unidos para preservar o bioma e evitar queimadas.

“Precisamos unir nossos esforços para continuar um trabalho já feito há algum tempo, pelos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, para preservar esse grande patrimônio ambiental que é o Pantanal. A partir de agora, vamos melhorar todas as ações que já vimos fazendo, criar mais sinergia entre nossas equipes e, por isso, produzir o melhor resultado na proteção e preservação do nosso Pantanal. Nós vamos cooperar na segurança pública, vamos cooperar através de nossas equipes técnicas de corpo de bombeiros, Secretaria Estatual do Meio Ambiente e juntos vamos estabelecer ações que possam dar mais efetividade no combate a todos os tipos de ilegalidade que possam se praticar, desde crimes ambientais quanto às queimadas ilegais ou mesmo queimadas acidentais”, disse o chefe do executivo estadual de Mato Grosso.

INÍCIO DA TARDE

Helicóptero do governo, com quatro pessoas, cai em Campo Grande

Queda ocorreu no Aeroporto Santa Maria e todas as vítimas sobreviveram

18/04/2024 12h32

Helicóptero da Casa Militar do governo de MS caiu no Aeroporto Santa Maria Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Um helicóptero do governo de Mato Grosso do Sul caiu, no início da tarde desta quinta-feira (18), no Aeroporto Santa Maria, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande, após uma pane no motor.

O helicóptero era da Casa Militar do Governo do Estado e, no momento da queda, quatro servidores vinculados ao órgão estavam dentro da aeronave e foram socorridos com vida, sendo dois pilotos e dois tripulantes.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas ao local para prestar os primeiros socorros.

Em avaliação inicial, todas as vítimas estavam conscientes e não tinham ferimentos graves, apresentando apenas escoriações.

Apenas uma das pessoas foi encaminhada para o Hospital da Cassems, apresentando dor lombar.

Em nota, o governo informou que o acidente ocorreu na cabeceira da pista de pouso aeroporto e foi causado por uma pane.

"A aeronave envolvida no acidente é um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206. O mesmo estava há 20 minutos no ar, em um voo semanal de giro realizado para preservação do equipamento. Durante o voo feito nas redondezas do Santa Maria, o motor sofreu uma pane", diz a nota.

Ainda segundo o governo, uma manobra de emergência, chamada autorrotação foi realizada pelos pilotos, para que o pouso ocorresse na lateral do aeroporto, mas houve o incidente.

"Ao tocar o solo, o helicóptero pironou - nome para uma espécie de capotagem - e acabou ocasionando o acidente. Como já estava em solo, a gravidade do ocorrido foi reduzida consideravelmente", conclui a nota.

A Polícia Militar também está no local, assim como a Civil, através do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), para investigações e trabalhos de praxe.

* Matéria atualizada às 13h15 para acréscimo de informações

Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).