Esportes

STOCK CAR 2018

Zonta termina rodada dupla em Campo Grande com vitória confusa

Zonta termina rodada dupla em Campo Grande com vitória confusa

RAFAEL RIBEIRO

19/08/2018 - 14h59
Continue lendo...

Confusão, muita confusão. Assim pode ser definida a corrida 2 da etapa de Campo Grande da Stock Car, realizada na quente tarde deste domingo (17). Ex-Fórmula 1, Ricardo Zonta venceu a prova marcada por muitas dúvidas sobre o procedimento de pit-stop, uma vez que muitos pilotos entraram para fazer a troca obrigatória logo após o acionamento do safety-car, enquanto outros seguiram na pista e fizeram a parada um giro depois. A direção de prova puniu apenas alguns competidores: Gabriel Casagrande e Valdeno Brito — que haviam terminado em segundo e terceiro na pista —, além de Thiago Camilo e Daniel Serra, que foram excluídos da corrida.

Cacá Bueno foi declarado segundo colocado, enquanto Átila Abreu, companheiro de Zonta na Shell V-Power, completou o pódio em Mato Grosso do Sul. Nelsinho Piquet conquistou seu melhor resultado na Stock Car e finalizou em quarto, à frente de Felipe Lapenna. Bia Figueiredo também se saiu bem no cenário confuso de Campo Grande e garantiu a sexta posição, seguida por Max Wilson e Rubens Barrichello, que liderou boa parte da corrida. Allam Khodair e Guga Lima fecharam a lista dos dez primeiros de um resultado ainda extraoficial.

"Não fosse um errinho nos boxes eu perdi a chance de fechar entre os dez na primeira corrida e aproveitar o grid invertido. Mas fomos combativos, o carro estava bom, sobrando e agradeço o fan push que fez a diferença", comemorou Zonta.

"Meu pneu estava dechapado na pista e não tive a menor possibilidade de atacar", disse Bueno, dono de três vitórias anteriores na Capital.

Assim, a pontuação do campeonato, no momento, aponta Serra líder com 191 pontos. Max Wilson subiu para segundo com 148, um a mais em relação a Fraga. Gomes caiu de vice-líder para quarto e tem 135, contra 129 de Barrichello. Cacá Bueno aparece em sétimo com 95. Julio Campos e Átila Abreu, os dois com 92, e Lucas Di Grassi, com 68, fecham a lista dos dez primeiros.

A Stock Car volta à ativa dentro de três semanas para a disputa da oitava etapa da temporada 2018 no rápido e desafiador Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. 

A PROVA
 
Pouco antes da largada, a direção de prova anunciou os seis pilotos que venceram a eleição do Fan Push em Campo Grande: Thiago Camilo, Ricardo Zonta, Diego Nunes, Nelsinho Piquet, Ricardo Maurício e Max Wilson. Sobre Max, vale ressaltar que o piloto criticou o processo de escolha do botão de ultrapassagem extra um dia antes, durante a transmissão do terceiro trieno livre pelo canal da Stock Car no YouTube.
 
Vitor Genz partiu da primeira posição, tendo Rubens Barrichello ao seu lado, enquanto Gabriel Casagrande e Átila Abreu formavam a segunda fila. Mas ao contrário da primeira prova, que teve uma volta inicial tranquila, a corrida 2 começou com um incidente envolvendo Marcos Gomes, Felipe Fraga, vencedor da primeira disputa, e Max Wilson. Fraga foi quem levou a pior e abandonou com a suspensão dianteira esquerda avariada.
 
Genz sustentou a liderança, com Barrichello em segundo e Casagrande completando o top-3 provisório, enquanto Átila chegou a lutar com Thiago Camilo para se segurar em quarto no início da prova, mas aproveitou o botão de ultrapassagem para passar Casagrande e Barrichello de uma só vez para subir para segundo. Na volta seguinte, a quarta, Barrichello usou a mesma arma para dar o troco.
 
Valente, Genz claramente tinha um ritmo inferior aos adversários e brigava muito para permanecer na liderança mesmo usando o push-to-pass para se defender. Foi assim, também, que Casagrande passou Camilo, Átila e Barrichello para se posicionar em segundo em uma prova pra lá de movimentada em Campo Grande. Mas o paranaense nem ficou muito tempo em segundo e foi ultrapassado por Barrichello, Átila e Cacá Bueno, que entrava de vez na briga.
 
O gaúcho da Carlos Alves segurou a liderança até onde deu. Mas na nona volta, Barrichello fez a ultrapassagem no peito e na raça para assumir a primeira posição no fim da reta dos boxes. Átila ‘pegou carona’ e também conseguiu passar Genz, terceiro. Antes da janela de pit-stops, a luta pela ponta ficou restrita a campeão e vice de 2014.
 
Antes ainda da abertura da janela, o bicampeão Ricardo Maurício, 14º colocado na corrida 1, encerrava sua jornada em Campo Grande, dando sequência a uma temporada terrível na Stock Car.
 
Enquanto era pressionado por Átila, Barrichello abortou sua entrada nos boxes. Tudo por conta do carro de César Ramos, que ficou parado na área de escape, o que motivou o acionamento do safety-car. Neste momento, Barrichello foi ultrapassado por Átila, enquanto Genz seguia em terceiro e Rafael Suzuki em quarto. Só que alguns pilotos aproveitaram o SC para entrar nos boxes, como Cacá Bueno, Zonta, Casagrande, Valdeno, Serra e Camilo.
 
A relargada foi dada na volta 15 e com três giros de janela de parada obrigatória. Ficou a expectativa sobre como a direção de prova iria proceder sobre os pilotos que haviam parado antes, no período de safety-car. No reinício da prova, Átila escapou na frente, enquanto Barrichello chegou a ser ultrapassado por Genz, mas voltou à segunda posição. Isso antes de os líderes de fato executarem seus respectivos pit-stops.
 
Felipe Lapenna, que havia largado em 25º, chegou a virar líder provisoriamente por ter sido o último a fazer a parada. Na pista, Ricardo Zonta assumia a ponta, com Casagrande em segundo e Valdeno completando o top-3. Daniel Serra tinha uma ótima quarta posição, à frente de Thiago Camilo e Cacá Bueno, que tinha a traseira do seu carro #0 avariada. E Átila aparecia na tabela em sétimo, logo à frente de Barrichello quando restavam seis minutos e mais uma volta para o fim da prova.

Barrichello, aliás, começava a ficar para trás e claramente tinha problemas. O #111 era ultrapassado por Bia Figueiredo e Nelsinho Piquet, os dois subindo ao top-10 da prova. Zonta tinha uma vantagem até confortável para Casagrande e caminhava para uma vitória improvável, mas ainda incerta sobre a postura da direção de prova a respeito das paradas dos pilotos.

A direção de prova anunciou que o resultado da corrida seria decidido apenas depois da bandeirada final. Assim, Zonta partiu para vencer pela primeira vez na temporada, levando a Shell V-Power ao topo do pódio em Campo Grande ao lado de Gabriel Casagrande e Valdeno Brito. Só que logo após a bandeirada, Casagrande, Valdeno, Serra e Camilo foram punidos por procedimento irregular no pit-stop, o que resultou em exclusão da corrida.

Pelo jeito, a rodada dupla de Campo Grande ainda vai levar um bom tempo para terminar.

Resultado extra-oficial:

1 . # 10 Ricardo Zonta ( Shell V-Power ), 27 voltas
2 . # 0 Cacá Bueno ( Cimed Chevrolet Racing ), a 30.236
3 . # 51 Átila Abreu ( Shell V-Power ), a 34.708
4 . # 33 Nelson Piquet Jr ( Full Time Bassani ), a 35.833
5 . # 110 Felipe Lapenna ( Cavaleiro Contuflex ), a 36.838
6 . # 3 Bia Figueiredo ( Ipiranga Racing ), a 38.306
7 . # 65 Max Wilson ( Eurofarma RC ), a 38.668
8 . # 111 Rubens Barrichello ( Full Time Sports ), a 41.534
9 . # 18 Allam Khodair ( Blau Motorsport ), a 44.095
10 . # 9 Guga Lima ( Vogel Motorsport ), a 45.252
11 . # 8 Rafael Suzuki ( Bardahl Hot Car ), a 46.877
12 . # 46 Vitor Genz ( Eisenbahn Racing Team ), a 49.599
13 . # 116 Nestor Girolami ( Bardahl Hot Car ), a 59.604
14 . # 28 Galid Osman ( Cavaleiro Sports ), a 1:10.014
15 . # 70 Diego Nunes ( Full Time Bassani ), a 8 voltas
16 . # 1 Antonio Pizzonia ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 9 voltas
17 . # 5 Denis Navarro ( Cavaleiro Sports ), a 11 voltas
18 . # 30 Cesar Ramos ( Blau Motorsport ), a 16 voltas
19 . # 90 Ricardo Maurício ( Full Time Sports ), a 18 voltas
20 . # 4 Julio Campos ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 21 voltas
21 . # 11 Lucas Di Grassi ( Hero Motorsport ), a 22 voltas
22 . # 12 Lucas Foresti ( Cimed Chevrolet Racing Team ), a 23 voltas
23 . # 44 Bruno Baptista ( Hero Motorsport ), a 25 voltas
24 . # 88 Felipe Fraga ( Cimed Chevrolet Racing ), a 27 voltas
25 . # 80 Marcos Gomes ( Cimed Chevrolet Racing Team ), a 27 voltas
26 . # 83 Gabriel Casagrande ( Vogel Motorsport ), desclassificado
27 . # 77 Valdeno Brito ( Eisenbahn Racing Team ), desclassificado
28 . # 29 Daniel Serra ( Eurofarma RC ), desclassificado
29 . # 21 Thiago Camilo ( Ipiranga Racing ), desclassificado

ESPORTES

PSG chega ao Catar e Luís Enrique se preocupa com desgaste físico

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação

14/12/2025 20h00

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília).

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília). Reprodução: rede social

Continue Lendo...

Adversário do Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain viajou, com 22 jogadores relacionados, neste domingo para Doha, no Catar, onde enfrenta o campeão da Libertadores na quarta-feira, às 14h (de Brasília). O time parisiense busca o quinto título de 2025, após as conquistas do Francês, da Copa da França, da Supercopa da França e da Champions League, e a agenda cheia preocupa o técnico Luis Enrique

"Espero que isso não gere muita fadiga, viajamos muito neste fim de ano. Mas não queremos procurar desculpas, viajamos nas melhores condições, ainda que isso possa cansar", afirmou o treinador antes do compromisso no Francês no sábado, para o qual a delegação viajou a Metz enfrentar o time local. "Mas, pelo que vejo nos treinos, a equipe está pronta para encarar esse belo fim de ano que nos espera."

Luis Enrique escalou uma formação alternativa e venceu o Metz por 3 a 2. O goleiro russo Matvey Safonov jogou e foi o titular pela terceira partida consecutiva. Contratado a pedido de Luis Enrique para substituir Donnarumma, Lucas Chevalier ficou no banco pela primeira vez desde que chegou ao clube. O goleiro de 24 anos sofreu uma contusão no tornozelo direito no dia 29 de novembro, contra o Monaco, e perdeu duas partidas, contra Rennes e Athletic Bilbao.

A possibilidade de Safonov ser o titular contra o Flamengo não surpreende a imprensa francesa, que considera que o russo deu conta do recado na ausência de Chevalier. "Ele (Chevalier) está de volta conosco. Pudemos ver Matvey Safonov em ação, e ele mostrou coisas muito boas. E muito profissionalismo. Fico feliz em ver que todos estão prontos para responder quando necessário", afirmou Luis Enrique sobre suas opções para o gol.

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação.

Confira os relacionados e a numeração do PSG para a viagem ao Catar:

4 - Lucas Beraldo

5 - Marquinhos

6 - Illia Zabarnyi

7 - Khvicha Kvaratskhelia

8 - Fabian Ruiz

9 - Gonçalo Ramos

10 - Ousmane Dembélé

14 - Désiré Doué

17 - Vitinha

19 - Lee Kang-In

21 - Lucas Hernandez

24 - Senny Mayulu

25 - Nuno Mendes

29 - Bradley Barcola

30 - Lucas Chevalier

33 - Warren Zaïre-Emery

39 - Matvey Safonov

47 - Quentin Ndjantou

49 - Ibrahim Mbaye

51 - Willian Pacho

87 - João Neves

89 - Renato Marin
 

ESPORTES

Marcênio, de Campo Grande, bate o Corinthians e vence bicampeonato nacional de futsal

O campo-grandense foi um dos heróis do primeiro jogo da final ao empatar a partida que terminou em 3x3, em São Paulo.

14/12/2025 16h00

Marcênio comemorando gol que garantiu o empate em 3x3 no primeiro jogo da final, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo

Marcênio comemorando gol que garantiu o empate em 3x3 no primeiro jogo da final, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo Reprodução: rede social

Continue Lendo...

De Campo Grande para o mundo, Marcênio Ribeiro da Silva, ou simplesmente Marcênio, já é um dos principais nomes do futsal nacional. Neste sábado (13), o ala do Jaraguá conquistou seu bicampeonato da Liga Nacional de Futsal, ao vencer o time do Corinthians, no jogo de volta, por 3 a 0.

O sul-mato-grossense foi fundamental na final, já que garantiu o gol de empate no primeiro jogo da decisão, que terminou em 3x3, diante do Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, lotado de corintianos. O tento marcado pelo jogador foi o quarto dele na competição.

Marcênio comemorando gol que garantiu o empate em 3x3 no primeiro jogo da final, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo
Marcênio celebra seu bicampeonato com o Jaraguá Futsal / Reprodução: rede social

Ontem, o time catarinense jogou em casa, com a Arena Jaraguá lotada de torcedores que apoiaram o time. Na primeira etapa, quando o jogo se encaminhava para o intervalo sem gol, Bruninho, restando menos de dois minutos, fez rápida tabela e chutou com força para fazer 1 a 0 para explosão do ginásio.

No começo da segunda etapa Igor Carioca por pouco não empatou. Ele perdeu o gol mais feito da partida em contra-ataque livre na frente do goleiro Di Fanti chutando para fora. O castigo veio em seguida. Pedrinho fez grande jogada e foi derrubado por Kelvin. O goleiro alegou simulação, o Vídeo Suporte foi acionado, mas a penalidade foi confirmada após a revisão. Eka bateu firme e ampliou para 2 a 0.

A festa foi maior com o terceiro gol nos segundos finais, marcado pelo fixo Leco, ídolo do clube. Com o título.

Após os títulos de 2005, 2007, 2008, 2010 e 2024, o Jaraguá se consolidou como o maior campeão da competição, superando a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) e conquistando novamente a taça em 2025.

Carreira de Marcênio

Antes de chegar ao Jaraguá, Marcênio vestiu por seis meses as cores do Anderlecht, da Bélgica, e cinco temporadas no Barcelona, da Espanha, um dos melhores clubes do mundo. 

Durante sua passagem no clube espanhol, o atleta campo-grandense conquistou 16 títulos, incluindo sua segunda Champions League da modalidade. Ele também venceu o torneio continental pela equipe russa Gazprom-Ugra. 

Na Capital de Mato Grosso do Sul, onde nasceu, o jogador atuou na Geração 2000, em 1997, e, posteriormente, passou pelo time do Colégio ABC, ficando até 2007, quando foi para o Santa Fé Futsal, da cidade Santa Fé do Sul (SP), já como atleta profissional.

Em 2024, um ano repleto de conquistas para Marcênio, o ala foi campeão por clube e pela seleção brasileira. O atleta venceu a Copa América e fez parte do elenco campeão contra a Argentina. Na competição, marcou dois gols e uma assistência na campanha perfeita da seleção brasileira. Além disso, também conquistou a Copa do Mundo de Futsal de 2024, disputada no Uzbequistão. No Jaraguá, levantou as taças do Estadual e da LNF.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).