Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

VOLÊI DE PRAIA

Trio do Estado disputa etapa
brasileira do Circuito Mundial

Torneio realizado em Itapema (SC) conta pontos na corrida olímpica para Tóquio 2020

14 MAI 19 - 11h:01JONES MÁRIO

O Circuito Mundial de vôlei de praia para no litoral catarinense a partir de hoje, para a disputa da etapa quatro estrelas de Itapema. A fase vale pontos para a corrida olímpica que definirá as duplas brasileiras nos Jogos de Tóquio-2020 e tem três sul-mato-grossenses inscritos – Saymon, Talita e Victoria. 

Para os homens, a etapa é a terceira a contar pontuação para a caminhada rumo à Olimpíada. Pedro Solberg e Vitor Felipe (RJ/PB) lideram a corrida, com 720 pontos. Saymon e o carioca Guto aparecem em seguida, com 640, mesma pontuação de Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF). Conforme critério da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), cada país pode ter até duas duplas em cada naipe.

As mulheres dão início à segunda etapa válida pela corrida para Tóquio-2020. Com o ouro conquistado na etapa de Xiamen, na China, Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) saíram na frente e têm 800 pontos. Em seguida, estão Talita e a cearense Taiana, com 480 pontos.

A sul-mato-grossense é a brasileira em atividade mais vencedora de etapas do Circuito Mundial, com 34 ouros. A veterana de 36 anos fará sua estreia em Itapema. Ela estava grávida nos torneios realizados na cidade em 2017, pelo Circuito Brasileiro, e 2018, pelo Circuito Mundial.

Já Victoria e a sergipana Tainá participam de sua primeira etapa da competição internacional este ano. A dupla jogou cinco fases do torneio em 2018, com uma medalha de bronze na etapa uma estrela de Miguel Pereira (RJ) como melhor resultado.

Do trio estadual, apenas Talita começa a disputa na fase classificatória e precisa vencer partidas eliminatórias para avançar. Já Victoria e Saymon têm vaga garantida na fase de grupos. No total, a etapa de Itapema conta com 16 duplas brasileiras.

Na fase de grupos, os times são divididos em oito grupos, com quatro parcerias cada. Na primeira rodada, a dupla com melhor ranking dentro de cada chave joga contra a dupla de pior colocação, e as outras duas intermediárias jogam entre si.

Os vencedores das partidas se enfrentam na segunda rodada e quem levar a melhor fica com o primeiro lugar do grupo e a vaga direta para as oitavas de final.

O perdedor fica em segundo lugar e vai para a repescagem. Já as duplas derrotadas na primeira rodada duelam pela terceira colocação. Quem vence vai à repescagem e quem perde está eliminado. Depois, o torneio passa a ser disputado no sistema de eliminatória simples, com repescagem, oitavas, quartas, semifinais e finais.

As etapas do Circuito Mundial são classificadas de uma a cinco estrelas desde 2017, com variação no valor da premiação e no total de pontos ofertados. A fase de Itapema distribuirá R$ 1,2 milhão em prêmios para todos os times em disputa – R$ 80 mil para a dupla campeã de cada naipe.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Com um a menos, Operário empata em casa e não pode mais perder
SÉRIE D

Operário empata em casa e não pode mais perder

Eliminadas, Talita e Taiana veem dupla encostar na corrida olímpica
CIRCUITO MUNDIAL

Talita e Taiana veem dupla encostar na corrida olímpica

Lewis Hamilton vence em Mônaco mesmo com pneus desgastados
FÓRMULA 1

Hamilton vence em Mônaco mesmo com pneus desgastados

Grande Prêmio de Mônaco será 6ª etapa da disputa mundial
FÓRMULA 1

Grande Prêmio de Mônaco será 6ª etapa da disputa mundial

Mais Lidas