Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Capital

Pilotos de kart voltam a acelerar no próximo domingo

12 AGO 2015Por Da redação13h:50

Depois de 8 meses sem corridas, a Associação Fórmula Kart Pantanal (AFKP) realiza a 1ª etapa do Campeonato Estadual de kart de MS, no Kartódromo Ayrton Senna, de Campo Grande, nos dias 15 e 16 de agosto de 2015. Esta será a primeira etapa realizada pela associação, sob supervisão da FAMS, que assumiu também a administração do Kartódromo de Campo Grande desde maio, após Wagner Coin substituir Valdemir Terra na Presidência da Federação de Automobilismo de MS (FAMS).

Está previsto a participação de 16 pilotos na categoria Super F4, e 14 formula kart, sendo pelo menos 5 destes vindos do interior do estado. Entre eles estarão estreantes, contemporâneos, e renomados pilotos, como Jefferson Endo, ex-piloto da StockCar Ligth 2006, e José Roberto, tetracampeão estadual de kart e tricampeão brasileiro de Endurance (carros protótipos, categoria P2), Rodrigo Stef várias vezes campeão de kart da super F4, Yara Volpe talento feminino já vencedora de diversas provas na super F4. 

Os pilotos das categorias Super F4 e Formula kart disputarão duas corridas cada, valendo pontos para o campeonato de pilotos. Ao todo serão 4 corridas a serem realizadas no domingo. No sábado, teremos treinos livres preparatórios, e a partir do domingo 8:30 da manhã os treinos classificatórios, tendo as corridas previstas para iniciar as 10h45min e terminar as 14h15min. 

A entrada é gratuita, porém, a organização estará arrecadando 1 kg de alimentos não perecível que será doado ao Projeto Gol, instituição beneficente que atende crianças carentes do bairro Danúbio Azul, que fica entre o bairro Estrela Dalva e Parque Dos Poderes. Quem contribuir com a doação dos alimentos terá credencial para acesso ao paddock sobre os boxes, que contará com HC (hospitality center) em parceria com a cantina mato grosso. Está sendo montada também arquibancada para recepcionar o público no local de melhor visualização do traçado do kartódromo.

A mudança na diretoria da Federação (FAMS) trouxe drásticas mudanças no automobilismo sul-mato-grossense, especialmente no kart, em que desde maio, os próprios pilotos de kart estão se organizando para promover e pagar as contas das corridas e do kartódromo, de propriedade da FAMS, desta vez sem apoio do governo. O campeonato Estadual de Kart de MS 2015 será disputada em 4 fim de semanas, em duas categorias (super F4 e formula kart), e 8 corridas para cada categorias. 

As demais etapas estão marcadas para os dias: 27/9, 25/10 e 22/11 em Campo Grande. Porém a última etapa pode ser que seja realizada no novo Kartódromo de Ponta Porã/MS. A previsão é de realizar 4 etapas, com provas duplas. Diferentemente dos anos anteriores, em que somava-se os resultados das duas provas apenas para conhecer os vencedores, só então pontuavam para o classificação do campeonato de pilotos, agora o resultado de cada corrida vale ponto para o campeonato. Haverá o descarte do resultado de uma corrida, a pior, mesmo que o competidor não participe da citada prova.

Outra novidade é que não terá mais a divisão por idade (Graduados e Seniores), apenas por motorização. Sendo que a Super F4 adotam motores Honda GX 390, 4 tempos, menos potentes, enquanto os da Formula Kart possuem motores IAME MY-9 (CBA-2010), IAME MY-10 e KTT M02–10 (CBA-2010), 2 tempos, mais potentes e rápidos. Quanto ao peso, ambas categorias terão peso mínimo (kart/piloto) de 170 kg. 

Porém, para a categoria formula kart, a nova regra exige o acréscimo de lastro (3 kg ao 1º, 2 kg ao 2º e 1 kg ao 3º colocado) para os 3 melhores de cada corrida. Sendo os pesos acumulativos, com o máximo de 10 kg de lastro. Uma vez obrigado a usar lastro o competidor só poderá retirar 3kg, de cada vez, na prova seguinte, caso o mesmo obtenha resultado abaixo da 4º colocação na prova.

Leia Também