Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

101 anos

Palmeiras desconhece sumiço de bandeira do Palestra Itália

28 AGO 15 - 11h:11Terra

O Palmeiras, classificado às quartas de final da Copa do Brasil , ainda comemora os 101 anos de vida, completados no último dia 26 de agosto. Fundado em 1914, o clube atualmente desconhece o paradeiro de uma histórica bandeira do antigo Palestra Itália, uma das primeiras da agremiação.

O objeto, devidamente enquadrado, era mantido como relíquia na antiga sala de troféus, espaço destruído durante o longo processo de reforma do clube, conduzido pela WTorre. Com destino desconhecido pelo Palmeiras , a histórica bandeira pode ter sido furtada.

Em agosto de 2010, durante a gestão de Luiz Gonzaga Belluzzo como presidente, a maioria dos itens guardados na sala de troféus foi removida para um depósito no bairro de Pinheiros. Atualmente, as peças estão em outro local, na zona norte de São Paulo, mantido em sigilo pelo clube.

Segundo fontes ouvidas pela Gazeta Esportiva , a antiga bandeira do Palestra Itália, hoje em local incerto, estava na Academia de Futebol . Em contato com a reportagem, a assessoria de imprensa do Palmeiras enviou declaração de Paulo Nobre, presidente da agremiação.

“Desde que assumimos o Palmeiras em janeiro de 2013, não tivemos a menor condição de reinstalar a sala de troféus, visto que o clube era, quase em sua totalidade, um canteiro de obras, sem nem local definido para tal. A única medida que tomamos foi tirar todo o acervo que estava guardado em uma casa alugada por um preço absurdo e transferi-lo para um local adequado por 16% do preço. 100% do que estava na casa hoje se encontra nesse depósito”, garantiu Nobre.

Um novo memorial para abrigar os troféus e demais itens históricos deve ser construído nas dependências do clube, mas ainda não há data estimada para conclusão. Com o material longe do Palmeiras desde 2010, há receio de que outras peças tenham sido perdidas.

Na festa oficial pelo 101º aniversário, realizada na noite de segunda-feira, o Palmeiras exibiu alguns de seus troféus. A Taça Savóia, a primeira da história do clube, conquistada pelo Palestra Itália em 1915, está devidamente preservada e inclusive estampa o terceiro uniforme, lançado na ocasião.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Talita e Taiana pecam na defesa e são eliminadas por holandesas
CIRCUITO MUNDIAL

Talita e Taiana pecam na defesa e são eliminadas

São Paulo pressiona, tem expulsão pelo VAR e fica no empate com o Bahia
BRASILEIRÃO

São Paulo pressiona e fica no empate com o Bahia

Camilo domina de ponta a ponta e vence segunda no ano na corrida 1
STOCK CAR

Camilo domina de ponta a ponta e vence segunda no ano

Pato retorna e Cuca define equipe contra o Bahia
CAMPEONATO BRASILEIRO

Pato retorna e Cuca define equipe contra o Bahia

Mais Lidas