Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

SÉRIE D

Operário e Corumbaense conhecem tabela detalhada da 1ª fase

Carijó iniciará a disputa no dia 4 de maio

19 ABR 19 - 17h:41JONES MÁRIO


Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D, que conta com os sul-mato-grossenses Operário e Corumbaense entre seus 68 participantes.

Vice-campeão estadual em 2018, o Carijó será o primeiro a ir a campo, no dia 4 de maio, um sábado. A equipe pantaneira estreia em casa, no Estádio Arthur Marinho, diante do Palmas-TO, às 17h.

No dia seguinte, será a vez do atual campeão do Estado debutar na Série D 2019. O Operário vai visitar o Patrocinense-MG dia 5 de maio, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio (MG), a partir das 15h (MS).

O Galo está no Grupo 11, ao lado de Patrocinense-MG, Anapolina-GO e União-MT. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Estadual 2019, no fim de março, o time de Campo Grande promoveu mudanças no elenco e dispensou o técnico Arilson Costa.

Desde a queda, o lateral-direito Murilo, os meias Emerson Santos e Wangler, e o atacante Fagner tiveram suas rescisões de contratos divulgadas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

A cerca de duas semanas para a estreia na competição nacional, os nomes do novo comandante e de eventuais reforços do Galo seguem omitidos pela diretoria.

Os confrontos com mando de campo do Operário estão previstos para o Estádio Morenão, conforme a tabela divulgada pela CBF. Porém, o clube já conta com um eventual impedimento de atuar no local, já que as reformas solicitadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) não foram realizadas.

O presidente do Galo, Estevão Petrallás, adiantou que vai encaminhar a documentação necessária à Fundação Municipal de Esportes (Funesp) para atuar no Estádio das Moreninhas.

Por sua vez, o Carijó caiu no Grupo 10, com Sinop-MT, Iporá-GO e Palmas-TO. O Corumbaense parou também nas quartas do Sul-mato-grossense, mas manteve o técnico Zé Humberto para a disputa da Série D. Oficialmente, nenhum atleta teve contrato rescindido e publicado no BID.

REGULAMENTO

O sistema de disputa da Série D não sofreu nenhuma alteração, com seis fases distintas. Na primeira, os 68 clubes formam 17 grupos de 4 equipes cada. Se classificam 32 clubes para a fase seguinte - os primeiros colocados de cada grupo mais os 15 melhores segundos colocados. Daí em diante os times se enfrentam no sistema eliminatório até ser conhecido o campeão.

A Série D nacional é realizada desde 2009. As melhores campanhas entre times do Estado foram obtidas nas últimas três edições, quando Sete de Dourados (2016), Comercial (2017) e Novo (2018) sobreviveram à fase de grupos. Porém, todos eles foram eliminados no estágio seguinte.

Até 2015, apenas o campeão sul-mato-grossense ganhava o direito de disputar a quarta divisão do futebol brasileiro. No ano seguinte, a CBF promoveu mudanças no regulamento e aumentou o número de classificados das federações menores. Assim, o Estado ganhou mais uma vaga.

PROGRAMAÇÃO

A primeira fase da Série D seguirá até o dia 9 de junho, quando todos os jogos serão disputados no mesmo horário. As partidas serão realizadas às sextas, sábados, domingos e também nas segundas, como nas Séries A e B do Brasileirão.
A segunda fase da Série D está prevista para começar a partir do dia 16 de junho. As oitavas de final se iniciam no dia 30 de junho, seguidas pelas quartas, a partir de 14 de julho. As semifinais começam no dia 28 de julho e os dois jogos das finais estão marcados para 11 e 18 de agosto.

AUXÍLIO

A CBF custeia as passagens aéreas para as delegações dos clubes da Série D, limitadas a 25 pessoas por delegação, para viagens com distâncias acima de 700 km. Para deslocamentos inferiores a 700 km, a entidade banca passagens rodoviárias ou aluguel de ônibus.

A cobertura das despesas com hospedagem e alimentação, limitadas a 25 pessoas por delegação, e os custos com taxas de arbitragem e exames antidoping das partidas também ficam a cargo da CBF.

TABELA DO OPERÁRIO - GRUPO 11

05/05 - Patrocinense-MG x Operário (15h, no Pedro Nascimento)
12/05 - Operário x União-MT (16h, no Morenão)
18/05 - Anapolina-GO x Operário (17h, no Jonas Duarte)
26/05 - Operário x Anapolina-GO (16h, no Morenão)
03/06 - União-MT x Operário (20h10min, no Luthero Lopes)
09/06 - Operário x Patrocinense-MG (17h, no Morenão)

TABELA DO CORUMBAENSE - GRUPO 10

04/05 - Corumbaense x Palmas-TO (17h, no Arthur Marinho)
12/05 - Sinop-MT x Corumbaense (16h, no Gigante do Norte)
18/05 - Corumbaense x Iporá-GO (17h, no Arthur Marinho)
26/05 - Iporá-GO x Corumbaense (14h30min, no Francisco Ferreira)
01/06 - Corumbaense x Sinop-MT (17h, no Arthur Marinho)
09/06 - Palmas-TO x Corumbaense (17h, no Nilton Santos)

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Doria critica local de possível novo autódromo no Rio: “Só a cavalo”
FÓRMULA 1 2019

Doria critica local de possível novo autódromo no Rio: “Só a cavalo”

COI dá passo para incluir breakdance, skate, escalada e surfe nos Jogos de 2024
OLIMPÍADAS

COI dá passo para incluir skate e surfe nos Jogos de 2024

Martens brilha e Holanda derrota Japão na Copa do Mundo
FUTEBOL FEMININO

Martens brilha e Holanda derrota Japão na Copa do Mundo

FUTEBOL 2019

COL vê público na Copa América como positivo e diz que ingressos são 'acessíveis'

Mais Lidas