Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FUTEBOL FEMININO

Martens brilha e Holanda derrota Japão na Copa do Mundo

Próximo adversário das holandesas será a Itália
25/06/2019 18:36 - AGÊNCIA BRASIL


Com dois gols de Martens, a Holanda derrotou o Japão por 2 a 1 em jogo disputado no estádio Roazhon Park, em Rennes, e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. O próximo adversário das holandesas será a Itália, que hoje (25) derrotou a China.

Armado em um 4-3-3, a Holanda assumiu o comando das ações desde o primeiro minuto, valorizando a posse de bola e ocupando o campo do Japão. A equipe nipônica encontrava muitas dificuldades para sair jogando diante da marcação sob pressão do time adversário.

E a Holanda tanto pressionou que abriu o marcador aos 17 minutos do segundo tempo, quando Martens aproveitou cobrança de escanteio à meia altura para dar um belo e sutil toque de calcanhar. Golaço da melhor jogadora do mundo de 2017.

Mas aos 19 minutos, o Japão mostrou que ainda estava vivo. Sugasawa recebe na área para chutar colocado e acertar a trave do gol defendido por Van Veenendaal. Primeira oportunidade clara da equipe asiática.

Com a vantagem, a Holanda atrasou um pouco suas linhas, mas mesmo assim continuou controlando o confronto. Apostando nos contra-ataques, criados especialmente em erros de saída de bola do Japão.

Empate do Japão

Mas em uma das oportunidades nas quais conseguiu sair jogando com sucesso, o Japão chegou ao empate aos 42 minutos. Iwabuchi toca em profundidade para Hasegawa, que toca com categoria na saída da goleira da Holanda.

Dois minutos depois, a Holanda teve uma chance clara de marcar com Miedema, que chutou livre de dentro da área. Mas Yamashita defende com segurança. E logo depois a juíza apitou o final do primeiro tempo.

Com a igualdade no marcador, as holandesas voltaram a avançar suas linhas e a pressionar as japonesas em seu campo de defesa, dificultando a saída de bola das nipônicas.

Logo aos 3 minutos, Spitse cria a primeira boa chance da Holanda em cobrança de falta de longa distância.

O Japão também chega com perigo com um chute de fora da área, com Nakajima aos 18 minutos. Mas a goleira Van Veenendaal consegue defender.

Com o passar do tempo, o Japão cresce na partida, em especial após a entrada de Momiki, que passa a articular boas jogadas. Além disso, as nipônicas impediam as ações da Holanda e apareciam com perigo nos contra-ataques. Aos 33 Sugita invade a área, dribla uma adversária e chuta com violência. Mas a bola explode no travessão.

Gol no fim

Mas aos 42 minutos a juíza marca pênalti, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), após Miedema chutar e a bola bater no braço de Kumagai. Dois minutos depois, Martens cobra com categoria para fazer o gol da vitória.

Com a vitória de hoje a Holanda enfrenta a Itália nas quartas de final no próximo sábado no estádio du Hainaut, em Valenciennes.

Ficha técnica:

Terça, 25 de junho de 2019

HOLANDA 2 X 1 JAPÃO

Competição: Mundial Feminino (oitavas de final)

Local: Rennes, França.

Juíza: Melissa Borjas (Honduras).

Holanda: Van Veenendaal; Van Lunteren, Bloodworth, Van Der Gragt e Van Dongen (Van Es); Spitse, Van de Donk (Roord) e Groenen; Van de Sanden (Beerensteyn), Miedema e Martens. T: Sarina Wiegman.

Japão: Yamashita; Shimizu, Kumagai, Ichise e Sameshima; Nakajima (Momiki), Sugita, Miura e Hasegawa; Sugasawa e Iwabuchi (Takarada). T: Asako Takakura.

Gols: No 1º tempo: Martens (17) e Hasegawa (42). No 2º tempo: Martens (44).

Felpuda


Pré-candidato pode estar sendo “fritado” sem ao menos perceber. Redes sociais que têm estreitas ligações com ex-cabecinhas coroadas e que prometeram apoio estão enaltecendo que só certo pré-candidato de outro partido. Quem conhece as ditas figurinhas de, digamos, outros carnavais, acredita que está em curso operação sorrateira para mudar internamente os rumos da futura campanha. Trocando em miúdo: ceder a cabeça de chapa.