Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

F-1

Lewis Hamilton conquista pole 66 na F1; Felipe Massa é 9º

24 JUN 2017Por MotorSport12h:54

Lewis Hamilton conquistou a 66ª pole position de sua carreira neste sábado (24) em Baku. O piloto, em segundo até a última tentativa no Q3, foi 0s434 mais veloz que seu parceiro Valtteri Bottas na última volta rápida da classificação.

Com o bom domínio do treino no Azerbaijão, Hamilton agora está a duas poles do recorde histórico de poles na Fórmula 1 do alemão Michael Schumacher.

Valtteri Bottas bem que tentou, mas acabou sendo superado por ampla margem pelo companheiro de Mercedes e se contentou com o segundo posto.

Atrás das duas Mercedes vieram as duas Ferraris, com Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. O alemão, que não vem em bom final de semana, não conseguiu superar o parceiro e irá largar na quarta colocação.

Depois de liderar os treinos livres de sexta-feira, Max Verstappen foi o quinto. Na outra Red Bull, Daniel Ricciardo bateu no fim do Q3 levando as bandeiras vermelhas à pista. No fim, o australiano foi superado por todos os pilotos na última fase do classificatório e irá sair em décimo.

Felipe Massa foi o nono, ficando pela primeira vez em 2017 atrás do companheiro Lance Stroll, que foi pela segunda vez no ano ao Q3 e largará em oitavo lugar. As Force Indias de Sergio Perez e Esteban Ocon irão sair de sexto e sétimo lugares.

As duas McLarens foram cortadas no Q1. Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne largarão na última fila graças às trocas na unidade de potência que acumulam 40 posições em punição.

Devido a um estouro de motor no TL3, Jolyon Palmer da Renault foi baixa nesta sessão.

Q1

Com a ponta mudando bastante de mãos nos primeiros minutos, Lewis Hamilton marcou 1min41s983 – melhor tempo do final de semana. Ele deixou para trás por mais de 0s561 o holandês Max Verstappen. Kimi Raikkonen ficou com o terceiro lugar.

Daniel Ricciardo foi o quarto, com Kvyat em quinto. Mais rápido no TL3, Bottas foi o sexto. Felipe Massa foi o décimo após passar reto na entrada da seção do castelo.

Foram cortados Alonso, Grosjean, Ericsson, Vandoorne e Palmer – que sequer entrou na pista.

Q2

Com todos utilizando os pneus supermacios, As Mercedes voaram. Hamilton marcou 1min41s992, superando por 0s040 Bottas. Raikkonen era o terceiro colocado, à frente de Perez e Verstappen. Vettel era o sexto.

Hamilton ainda melhorou para 1min41s275, colocando mais de 0s7 em cima do companheiro de equipe. O finlandês Bottas melhorou no fim, ficando a 0s227 de Hamilton. Vettel, Verstappen e Raikkonen fecharam o top-5.

Saíram Kvyat, Sainz (perde três posições), Magnussen, Hulkenberg e Wehrlein.

Q3

As cinco principais equipes chegaram ao Q3: Ferrari, Mercedes, Red Bull, Force India e Williams. A Mercedes arregaçou as mangas no início, colocando Valtteri Bottas na frente com 1min42s274, superando Hamilton por 0s154. Verstappen ficou com o terceiro lugar.

Foi quando Daniel Ricciardo bateu na curva 6 e parou a sessão com bandeira vermelha a 3min33s para o fim.

Na volta, Hamilton superou Bottas na única volta rápida que teve e garantiu a 66ª pole position.

A largada para o GP do Azerbaijão ocorre neste domingo às 10h.

Leia Também