Esportes

BRASILEIRÃO

A+ A-

Flamengo supera Palmeiras fora de casa e 'cala' torcida única

Flamengo supera Palmeiras fora de casa e 'cala' torcida única

Continue lendo...


O Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 1, no Allianz Parque, na tarde deste domingo, resumindo a diferença dos dois times ao longo de todo o Campeonato Brasileiro. O campeão marcou a saída de bola do rival, mostrou belo jogo coletivo, tocou de primeira e contou com grandes atuações individuais, especialmente de Gabriel e Arrascaeta, os autores dos gols, para fazer mais uma partida perfeita. Mesmo acertando duas bolas na trave, o Palmeiras dependeu demais de Dudu. A torcida do time, única no estádio, vaiou protestou e chegou a arremessar os assentos das cadeiras no gramado.

O resultado foi parecido com o do primeiro turno, no Maracanã, e que levou à demissão do técnico Luiz Felipe Scolari. A derrota em casa projeta um clima de tensão e instabilidade para as rodadas finais do Palmeiras no Brasileirão. Desde 2015, a equipe não somava três derrotas seguidas, o que deixa o time estacionado nos 68 pontos. O jogo marcou a despedida do Palmeiras do seu estádio em 2019. Na próxima rodada, o time, o terceiro colocado com 68 pontos, vai enfrentar o Goiás, em Campinas - o estádio da capital estará indisponível na quinta-feira por causa de um evento.

Campeão do Brasileirão por antecipação, o Flamengo continua sua campanha particular para quebrar recordes. Com invencibilidade de 28 jogos, o time carioca tem o melhor ataque da história dos pontos corridos. O artilheiro Gabriel Barbosa chegou aos 24 gols, outro recorde, ao anotar duas vezes neste domingo.

Para o Palmeiras, a partida era chance de uma resposta à torcida depois da queda de produção nos últimos jogos, superando o campeão da América. Mas o clima de pressão sobre a comissão técnica, jogadores e também sobre a diretoria, alvo de uma sequência de protestos nesta semana, só aumentou durante o jogo

O planejamento ruiu e o desconforto aumentou logo aos três minutos, quando o Flamengo abriu o placar no seu primeiro ataque Depois de falha de posicionamento de Vitor Hugo na linha de impedimento, Gabriel e Arrascaeta surgiram sozinhos na frente de Jailson e o uruguaio marcou.

Senhor da partida, o Flamengo se deu ao luxo de recuar para esperar os contra-ataques. Repetindo a efetividade de toda a campanha, o time carioca teve grandes chances de marcar em dois lances: um cabeceio de Vitinho e uma finalização de Gabriel. Nas duas, Jailson salvou o Palmeiras. Mas o segundo gol saiu aos 46, quando Gabriel recebeu dentro da área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro.

O Palmeiras deixou o rival desconfortável em raros momentos, sempre que adiantou a marcação. Dudu levava vantagem sobre Rhodolfo pelo lado esquerdo, mas o time não conseguiu finalizar com precisão. Vale lembrar que Mano Menezes se preparou para o jogo preservando titulares na derrota para o Fluminense. O primeiro tempo foi a síntese da campanha dos dois times: o Flamengo sempre tiveram várias e boas opções de passe; o Palmeiras só tinha Dudu.

O esperado duelo só teve torcedores alviverdes no estádio. A decisão de adotar a torcida única foi confirmada pela CBF, que acatou uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo. Isso não impediu o clima quente nas arquibancadas. Policiais militares foram acionados para conter a reclamações dos palmeirenses atrás do banco de reservas do time. No setor oeste, palmeirenses se viraram para os camarotes para protestar contra a diretoria. As vaias no final do primeiro tempo mostraram o tamanho da insatisfação. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro recolheu assentos das cadeiras que foram lançados no gramado.

Mesmo com a vantagem de 2 a 0, o Flamengo começou o segundo tempo marcando na saída de bola do rival. Foi assim que Vitor Hugo entregou a bola no pé de Gerson, que tocou para Gabriel fazer o terceiro.

O Flamengo diminuiu o ritmo com a vitória praticamente, e o Palmeiras aproveitou para tentar diminuir sua desvantagem. As mudanças de Mano Menezes deixaram o time mais vívido, especialmente a entrada de Willian no lugar de Lucas Lima. Depois de bons chutes de Bruno Henrique e Willian, que acertaram a trave, o volante Matheus Fernandes, substituto de Felipe Melo, conseguiu diminuir o placar após boa jogada de Dudu. Mas o gol e a luta do segundo tempo não foram suficientes para minimizar as vaias no final do jogo. Já o Flamengo comemorou mais uma vitória, chegando aos 87 pontos. Voltará a jogar na quinta-feira, no Maracanã, contra o Avaí.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 3 FLAMENGO

PALMEIRAS - Jailson; Marcos Rocha, Luan Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Ramires (Scarpa) e Lucas Lima (Willian); Dudu e Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.

FLAMENGO - Diego Alves; Rafinha (Rodnei), Rodrigo Caio, Rhodolfo e Filipe Luís; Arão, Gerson, Bruno Henrique (Diego), Arrascaeta e Vitinho (Piris); Gabriel. Técnico: Jorge Jesus.

GOLS - Arrascaeta, aos três, e Gabriel, aos 46 minutos do primeiro tempo. Gabriel, a um, e Matheus Fernandes, aos 38 minutos do segunndo tempo.

ÁRBITRO - Ricardo Ribeiro (Fifa/MG).

CARTÕES AMARELOS - Rafinha e Vitinho.

RENDA - R$ 1.291.119,45.

PÚBLICO - 22.219 pagantes.

LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Copa Truck

Giaffone administra calor e se sai melhor na etapa da Capital

Piloto da VW venceu a primeira corrida e chegou em terceiro na segunda

18/03/2024 10h00

Giaffone (de verde) comemora com Adalberto Jardim e Vitor Franzoni Marcelo Victor

Continue Lendo...

Campo Grande sediou, na tarde de ontem, a abertura da temporada 2024 da Copa Truck, no Autódromo Internacional Orlando Moura. Com temperatura beirando os 34ºC e sensação térmica de 39ºC, o piloto Felipe Giaffone mostrou habilidade para administrar os equipamentos e conseguir chegar ao fim da corrida sem quebras.

Giaffone, que corre pela R9 Competições, venceu a primeira bateria e terminou em segundo na segunda bateria. “Até poderia ser melhor, tivemos sorte na prova por algumas quebras na nossa frente. Estava absurdamente quente, e as quebras deixaram os pilotos mais espertos com os equipamentos e suas estratégias. Foi difícil, mas o importante mesmo é a vitória”, relatou.

Durante entrevista ao Correio do Estado, Giaffone disse que gostou da pista e rasgou elogios ao traçado e à cidade de Campo Grande, mas criticou bastante a qualidade do asfalto. 

“Ela [a pista] tem um traçado desafiador, mas precisa ser bem cuidada. O asfalto é muito ruim, mas pode melhorar. Só o fato de a categoria vir para cá já é uma vitória, mas precisa trocar esse asfalto, e, com certeza, isso atrairá mais categorias, como a stock car, para Campo Grande”, explicou o atual campeão da temporada 2023.

Outro piloto que teve destaque em Campo Grande foi Adalberto Jardim (Mercedes-Benz), da equipe AJ5, que ficou na segunda colocação da corrida 1. Feliz por estar em Campo Grande, comemorou o resultado positivo.

“É uma das melhores pistas do calendário, mas precisa ser cuidada. O asfalto é bastante abrasivo e come demais os nossos pneus. Precisamos voltar mais vezes para Campo Grande e trazer mais categorias para cá”, disse. 

As corridas

A corrida teve Felipe Giaffone (VW) em primeiro, Adalberto Jardim (Mercedes-Benz) em segundo, Vitor Franzoni (Mercedes-Benz) em terceiro, André Marques (VW) em quarto e Paulo Salustiano (VW) em quinto.

A segunda corrida foi vencida por Wellington Cirino (Iveco), seguido por André Marques (VW), Felipe Giaffone (VW), Roberval Andrade (Mercedes-Benz) e Luiz Lopes (Mercedes-Benz). 

Como funciona? 

A Copa Truck tem 34 pilotos e vence o que mais somou pontos em todas as provas do ano. O piloto tem o direito de descartar as duas piores pontuações antes da última etapa.

Recebem pontos no campeonato da Copa Truck os 20 primeiros colocados. O vencedor de cada corrida recebe 25 pontos, e os que fizerem a melhor volta na primeira e segunda corrida ganham 1 ponto.

Vencedores das corridas da Copa Truck

Corrida 1: 
1º – Felipe Giaffone (VW);
2º – Adalberto Jardim (MB);
3º – Vitor Franzoni (MB);
4º – André Marques (VW);
5º – Paulo Salustiano (VW).

Corrida 2:
1º – Wellington Cirino (Iveco);
2º – André Marques (VW);
3º – Felipe Giaffone (VW);
4º – Roberval Andrade (MB);
5º – Luiz Lopes (MB).

Libertadores

Flamengo supera Boca Juniors e conquista a Libertadores sub-20

Boca Juniors abriu o placar, mas o jogo terminou com virada do flamengo em 2 a 1

17/03/2024 21h00

Lorran comemora o gol da virada do Flamengo na decisão da Libertadores Sub-20 Foto: DANTE FERNANDEZ / AFP

Continue Lendo...

O Flamengo se sagrou campeão da Copa Libertadores sub-20 de 2024 neste domingo (17) ao bater de virada o Boca Juniors por 2 a 1 no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai.

Shola e Lorran garantiram a conquista Rubro-Negra, a primeira do clube história da competição. Argentinos abriram o placar logo aos 5 minutos de partida, com Ignacio Rodríguez.

Nigeriano Shola empatou em seguida, e Lorran virou ainda no primeiro tempo. Decisão foi marcada por lances violentos e arbitragem conivente. É o primeiro título do Fla na Libertadores sub-20, e o segundo do Brasil no torneio.

O jogo


O início não foi nada bom para o Flamengo, que viu seu adversário abrir o placar logo aos 5 minutos de partida. Em uma desatenção da defesa rubro-negra, Rodríguez surgiu para desviar um cruzamento da esquerda e vencer Lucas Furtado.

O Fla não se abalou e não demorou a conseguir a igualdade no placar com Shola. Em jogadaça individual, Lorran se livrou da marcação, invadiu a área pela direita e só rolou para o nigeriano empatar.

A virada merecida veio no finalzinho do primeiro tempo, com Lorran. O garoto recebeu bola em velocidade, invadiu a área e chutou na saída do goleiro Torlaschi.

O segundo tempo ficou devendo em gols, mas continuou eletrizante e muito disputado entre os jovens rubro-negros e xeneizes. Em momentos, até passou do ponto com muitas disputas de bola mais ríspidas. Na reta final, coube ao Fla segurar o 'tudo ou nada' dos argentinos e conquistar a primeira Libertadores sub-20 de sua história.

O Rubro-Negro carioca se junta ao São Paulo, único outro brasileiro a conquistar a competição de base: em 2016, os paulistas venceram o Liverpool, do Uruguai.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).