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Felipe Massa termina em 14º lugar
a prova de estreia na Fórmula E

Felipe Massa termina em 14º lugar
a prova de estreia na Fórmula E

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 Principal aposta para o futuro do automobilismo por parte de montadoras, dirigentes e até alguns fãs da velocidade, a Fórmula E iniciou na manhã deste sábado sua quinta temporada com o eP de Ad Diriyah, na Arábia Saudita. Maior atração da categoria com carros elétricos após 15 anos na Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa largou em 12º lugar, chegou a estar até entre os oito primeiros colocados, mas sofreu uma punição e precisou ir aos boxes, o que o fez fechar a prova apenas em 14º lugar.

O português Antonio Felix da Costa, da Andretti/BMW, venceu, com Jean-Eric Vergne (FRA/Techeetah) em segundo e Jêrome D'Ambrosio (BEL/Mahindra) em terceiro. Lucas Di Grassi (Audi) foi nono colocado, e Nelsinho Piquet (Jaguar), o décimo.

O primeiro treino livre deste sábado foi cancelado por conta de uma chuva torrencial na cidade desértica que gerou poças de água no circuito de rua em que seria realizada a bateria. O fato é raro, porque nunca choveu em uma corrida de Fórmula E na história. O tabu se manteve, mas a pista ficou úmida durante o eP e criou novos desafios para os pilotos.

A zona de ataque, que dá potência extra a quem passa por uma área da pista, e é permitida duas vezes para cada competidor, foi ativada a partir da terceira volta. Por meio de votação online, cinco pilotos ganharam mais uma carga de potência: Stoffel Vandoorne (BEL/HWA), Felipe Massa, Antonio Felix da Costa, Daniel Abt (ALE/Audi) e Lucas Di Grassi.

A largada de Felipe Massa foi boa, com o uso de força para ultrapassagens que era algo difícil na Fórmula 1, pois os carros na Fórmula E são mais resistentes aos pequenos contatos. De 12º colocado ele passou à zona de pontuação, entre os dez primeiros, na segunda volta e assumiu o oitavo lugar em 20 minutos de prova.

Pouco depois ele tomou uma punição, assim como diversos outros pilotos, e precisou ir para os boxes. Caiu para a 16ª posição e terminou em 14º. Após a conquista do modesto 14º lugar, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou a razão do gancho: infração na regeneração energética do carro.

De acordo com o relato, foi uma infração técnica, porque Massa em duas oportunidades usou energia de forma considerada inapropriada na cláusula 5.1 do guia de implementação da bateria da Fórmula E.

O brasileiro ativou o sistema antes do permitido, que é a partir de 22 minutos de corrida. Assim, perdeu cinco segundos como punição. Além de acionar antes da hora, os registros são de que ele acionou a energia do Fanboost mais do que deveria, usando energia a que não tinha direito. As duas punições o fizeram perder 25 segundos nos boxes.

Além de Massa, a prova também marcou as estreias de Max Gunther, Vandoorne, Gary Paffett (ING/HWA) e Alexander Sims (ING/Andretti) - Pascal Wehrlein (ALE/Mahindra) também estrearia, mas foi substituído por Felix Rosenqvist.

A próxima prova da Fórmula E será em 12 de janeiro, no Marrocos.

Copa Truck

Giaffone administra calor e se sai melhor na etapa da Capital

Piloto da VW venceu a primeira corrida e chegou em terceiro na segunda

18/03/2024 10h00

Giaffone (de verde) comemora com Adalberto Jardim e Vitor Franzoni Marcelo Victor

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Campo Grande sediou, na tarde de ontem, a abertura da temporada 2024 da Copa Truck, no Autódromo Internacional Orlando Moura. Com temperatura beirando os 34ºC e sensação térmica de 39ºC, o piloto Felipe Giaffone mostrou habilidade para administrar os equipamentos e conseguir chegar ao fim da corrida sem quebras.

Giaffone, que corre pela R9 Competições, venceu a primeira bateria e terminou em segundo na segunda bateria. “Até poderia ser melhor, tivemos sorte na prova por algumas quebras na nossa frente. Estava absurdamente quente, e as quebras deixaram os pilotos mais espertos com os equipamentos e suas estratégias. Foi difícil, mas o importante mesmo é a vitória”, relatou.

Durante entrevista ao Correio do Estado, Giaffone disse que gostou da pista e rasgou elogios ao traçado e à cidade de Campo Grande, mas criticou bastante a qualidade do asfalto. 

“Ela [a pista] tem um traçado desafiador, mas precisa ser bem cuidada. O asfalto é muito ruim, mas pode melhorar. Só o fato de a categoria vir para cá já é uma vitória, mas precisa trocar esse asfalto, e, com certeza, isso atrairá mais categorias, como a stock car, para Campo Grande”, explicou o atual campeão da temporada 2023.

Outro piloto que teve destaque em Campo Grande foi Adalberto Jardim (Mercedes-Benz), da equipe AJ5, que ficou na segunda colocação da corrida 1. Feliz por estar em Campo Grande, comemorou o resultado positivo.

“É uma das melhores pistas do calendário, mas precisa ser cuidada. O asfalto é bastante abrasivo e come demais os nossos pneus. Precisamos voltar mais vezes para Campo Grande e trazer mais categorias para cá”, disse. 

As corridas

A corrida teve Felipe Giaffone (VW) em primeiro, Adalberto Jardim (Mercedes-Benz) em segundo, Vitor Franzoni (Mercedes-Benz) em terceiro, André Marques (VW) em quarto e Paulo Salustiano (VW) em quinto.

A segunda corrida foi vencida por Wellington Cirino (Iveco), seguido por André Marques (VW), Felipe Giaffone (VW), Roberval Andrade (Mercedes-Benz) e Luiz Lopes (Mercedes-Benz). 

Como funciona? 

A Copa Truck tem 34 pilotos e vence o que mais somou pontos em todas as provas do ano. O piloto tem o direito de descartar as duas piores pontuações antes da última etapa.

Recebem pontos no campeonato da Copa Truck os 20 primeiros colocados. O vencedor de cada corrida recebe 25 pontos, e os que fizerem a melhor volta na primeira e segunda corrida ganham 1 ponto.

Vencedores das corridas da Copa Truck

Corrida 1: 
1º – Felipe Giaffone (VW);
2º – Adalberto Jardim (MB);
3º – Vitor Franzoni (MB);
4º – André Marques (VW);
5º – Paulo Salustiano (VW).

Corrida 2:
1º – Wellington Cirino (Iveco);
2º – André Marques (VW);
3º – Felipe Giaffone (VW);
4º – Roberval Andrade (MB);
5º – Luiz Lopes (MB).

Libertadores

Flamengo supera Boca Juniors e conquista a Libertadores sub-20

Boca Juniors abriu o placar, mas o jogo terminou com virada do flamengo em 2 a 1

17/03/2024 21h00

Lorran comemora o gol da virada do Flamengo na decisão da Libertadores Sub-20 Foto: DANTE FERNANDEZ / AFP

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O Flamengo se sagrou campeão da Copa Libertadores sub-20 de 2024 neste domingo (17) ao bater de virada o Boca Juniors por 2 a 1 no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai.

Shola e Lorran garantiram a conquista Rubro-Negra, a primeira do clube história da competição. Argentinos abriram o placar logo aos 5 minutos de partida, com Ignacio Rodríguez.

Nigeriano Shola empatou em seguida, e Lorran virou ainda no primeiro tempo. Decisão foi marcada por lances violentos e arbitragem conivente. É o primeiro título do Fla na Libertadores sub-20, e o segundo do Brasil no torneio.

O jogo


O início não foi nada bom para o Flamengo, que viu seu adversário abrir o placar logo aos 5 minutos de partida. Em uma desatenção da defesa rubro-negra, Rodríguez surgiu para desviar um cruzamento da esquerda e vencer Lucas Furtado.

O Fla não se abalou e não demorou a conseguir a igualdade no placar com Shola. Em jogadaça individual, Lorran se livrou da marcação, invadiu a área pela direita e só rolou para o nigeriano empatar.

A virada merecida veio no finalzinho do primeiro tempo, com Lorran. O garoto recebeu bola em velocidade, invadiu a área e chutou na saída do goleiro Torlaschi.

O segundo tempo ficou devendo em gols, mas continuou eletrizante e muito disputado entre os jovens rubro-negros e xeneizes. Em momentos, até passou do ponto com muitas disputas de bola mais ríspidas. Na reta final, coube ao Fla segurar o 'tudo ou nada' dos argentinos e conquistar a primeira Libertadores sub-20 de sua história.

O Rubro-Negro carioca se junta ao São Paulo, único outro brasileiro a conquistar a competição de base: em 2016, os paulistas venceram o Liverpool, do Uruguai.
 

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