Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

FUTEBOL

Em meio às negociações, empresário de Neymar viaja para a Europa

1 AGO 17 - 14h:58Bruno Thadeu, Folhapress

Empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, viaja para a Europa nesta terça-feira (1º) à tarde. O agente não confirmou se o destino é Paris. O PSG avalia a condição imposta pelo Barcelona para negociar o atacante: pagar a multa de 222 milhões de euros (R$ 816 milhões).

Nesta terça-feira (1º), Neymar retornou à Espanha. O pai do jogador, Neymar dos Santos, está em Barcelona.

Alheio às tratativas entre PSG e Barcelona, Neymar estava em Xangai para eventos publicitários. Ele fez uma parada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para o abastecimento de combustível da aeronave. Durante a espera, Neymar postou vídeo em que brinca com seus amigos e um deles fala: "Estamos voltando para casa". Então, o atacante do Barcelona fala em tom de brincadeira e dá risada: "Partiu, Brasil".

Neymar, na verdade, estava seguindo para a Espanha.

INDEFINIÇÃO

De um lado, um projeto para ter um time construído ao seu redor na França, ao lado de amigos brasileiros como Daniel Alves e Thiago Silva, e com um dos maiores salários da história do futebol. Do outro, a permanência ao lado de Messi e Suarez, em um dos melhores ataques do planeta, em um clube onde já é ídolo e em uma cidade à qual está completamente adaptado. Não à toa, a decisão de Neymar não é rápida.

Desde o início da novela, há mais de 20 dias, Neymar já esteve mais próximo do PSG, inclusive tendo conversas otimistas sobre a possível transferência com os jogadores brasileiros que atuam no time francês. O cenário mudou um pouco depois que o atacante se apresentou ao Barcelona para a pré-temporada e teve conversas com companheiros de elenco e dirigentes. Pessoas ligadas ao jogador dizem que ele, atualmente, está inclinado a aceitar o desafio de se mudar para Paris, mas que ainda não existe uma decisão definitiva.

MULTA RESCISÓRIA

A multa rescisória de Neymar é de 222 milhões de euros, mas esse valor cresce quando acrescido dos impostos, e pode ultrapassar muito a barreira dos 300 milhões de euros quando somado aos salários e luvas que o PSG ainda pagaria. Para um clube com média anual de receitas em torno dos 500 milhões de euros, isso é quase uma certeza de descumprimento das regras de fair play financeiro da Uefa. O ponto é visto como um obstáculo pelo Barcelona, por pessoas do entorno de Neymar e pelo próprio PSG, e atrasa uma definição na medida em que o clube francês estuda alternativas: negociar com o Barça, envolver jogadores ou recorrer à ajuda de patrocinadores.

O Barcelona, por outro lado, tem valores a pagar a Neymar: pessoas ligadas à cúpula do clube catalão admitem que ainda há valores de luvas pela renovação do brasileiro a serem quitados. Os espanhóis não revelam os valores, mas uma rescisão unilateral do atacante e a transferência para Paris podem atrasar ou prejudicar o recebimento.

DESGASTE

O UOL Esporte apurou que a indefinição e o silêncio de Neymar e seu entorno sobre a transferência ao PSG já geram desgaste com o Barcelona: o clube já freou a "operação" montada para segurar o atacante, e a decisão já foi deixada nas mãos do próprio jogador. Os pedidos dos catalães para que seu camisa 11 viesse a público e se pronunciasse para encerrar a novela não foi atendido. O clube espanhol já mostra certa irritação com a forma como o caso vem sendo conduzido, e adota uma postura mais passiva.

O desgaste dificulta a busca por soluções que permitam que o PSG finalize a contratação sem descumprir as regras da Uefa. A disposição do Barcelona em negociar amigavelmente a essa altura é pequena, e dificilmente Neymar sai sem o depósito integral da multa mais impostos.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Procuradoria descarta indiciar Cristiano Ronaldo por acusação de estupro
ASTRO PORTUGUÊS

Procuradoria descarta indiciar Cristiano Ronaldo por estupro

Vadão deixa a Seleção Brasileira Feminina de Futebol
TÉCNICO

Vadão deixa a Seleção Brasileira Feminina de Futebol

Prefeitura lança edital para interessados em programa de parceria no esporte
CAMPO GRANDE

Prefeitura lança edital para interessados em programa de parceria no esporte

União ABC conquista sub-19 e disputa Copa SP e Copa do Brasil sub-20
FUTEBOL 2019

União ABC conquista sub-19 e disputa Copa SP e Copa do Brasil sub-20

Mais Lidas