quarta, 18 de julho de 2018

TORNEIO CONTINENTAL

Copa Sul-Americana começa com poucos times de peso

Os times do Brasil e da Argentina entram direto na segunda fase

11 AGO 2015Por FOLHAPRESS14h:34

A Copa Sul-Americana 2015 começa nesta terça-feira (11) com poucos nomes de peso do continente e equipes desconhecidas da maioria dos brasileiros.

Os times do Brasil e da Argentina entram direto na segunda fase e jogam entre si antes de enfrentarem adversários de outros países. O torneio vale vaga na Libertadores do ano que vem.

A primeira fase começa com 32 jogos, sendo cinco nesta terça. A Universidad Católica (CHI) enfrenta o Danúbio (URU). Xará do clube chileno, a Universidad Católica (EQU) pega o Deportivo La Guaíra (VEN).

Outro representante venezuelano, o Carabobo joga contra o Deportes Tolima (COL). O Oriente Petrolero (BOL) encara o Nacional (URU), um dos clubes mais tarimbados dessa fase da competição, com três títulos de Libertadores no currículo.

Fechando os confrontos da abertura do torneio, o Universitario (PER) e o Deportivo Anzoátegui (VEN) se enfrentam no Peru.

Outros exemplos de clubes sem tradição que jogarão ainda esta semana pela primeira fase são o Atlético Juventud de Las Piedras (URU), Águilas Doradas e Melgar (COL) e o Unión Comércio (PER).

Por outro lado, equipes mais tradicionais, como a LDU (EQU) e o Olimpia (PAR), ambos vencedores de Libertadores, também disputam a competição.

BRASILEIROS

Os quatro duelos entre os times brasileiros acontecem a partir da semana que vem. Jogam a Sul-Americana aqueles que foram eliminados da Copa do Brasil, de acordo com a classificação no Brasileiro do ano passado. Os únicos representantes do país a ganharem a competição continental foram o Internacional, em 2008, e o São Paulo, em 2012.

Ainda restam dúvidas sobre uma das vagas brasileiras. A Federação Bahiana de Futebol acionou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para tentar uma liminar que reverta a saída do Bahia da Copa Sul-Americana.

O Ceará conquistou a vaga ao vencer o time baiano na final da Copa do Nordeste, mas pelo regulamento da CBF, como está nas oitavas de final da Copa do Brasil, teria que abrir mão do torneio continental, já que há conflito de datas entre os torneios.

Segunda fase:
Brasília x Goiás - 18/08 e 25/08
Ponte Preta x Chapecoense - 19/08 e 26/08
Bahia/Ceará x Sport - 19/08 e 26/08
Joinville x Atlético-PR - 20/08 e 27/08

Leia Também