Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

BRASILEIRÃO

Com 8 rodadas de antecedência, Fla vira 2º brasileiro garantido na Libertadores

4 NOV 19 - 13h:17ESTADÃO CONTEÚDO

O futebol brasileiro já tem dois clubes garantidos na edição de 2020 da Copa Libertadores e ambos são rubro-negros. Após o Athletico Paranaense assegurar presença na próxima edição do torneio continental com a conquista da Copa do Brasil, agora foi a vez de o Flamengo garantir presença na competição através do Campeonato Brasileiro - e com oito rodadas de antecedência.

Ao vencer o Corinthians por 4 a 1, domingo, no Maracanã, o Flamengo chegou aos 71 pontos, na liderança folgada do Brasileirão, com oito de vantagem para o Palmeiras. E também passou a ostentar 26 de vantagem exatamente para o time paulista, hoje a última equipe fora da zona de classificação à Libertadores.

O Flamengo, assim, vai disputar pela 16ª vez a Libertadores, sendo a quarta consecutiva. Campeão em 1981, justamente em sua edição de estreia no torneio, o clube carioca também participou da competição em 1982, 1983, 1984, 1991, 1993, 2002, 2007, 2008, 2010, 2012, 2014, 2017, 2018 e 2019.

Neste ano, o Flamengo ainda está envolvido na Libertadores. Após avançar na fase de grupos e eliminar Emelec, Internacional e Grêmio nos mata-matas prévios, vai decidir o torneio continental em decisão contra o River Plate, em Santiago, no dia 23 de novembro.

A conquista do título da Libertadores pelo Flamengo aumentaria de sete para oito o número de representantes do País na competição. De qualquer forma, são seis vagas distribuídas através do Brasileirão e uma pela Copa do Brasil. No momento, as outras vagas da Série A estariam ficando com Palmeiras (63 pontos), Santos (58), São Paulo (52), Grêmio (50) e Internacional (46) - o colorado gaúcho é o sétimo colocado, atrás do Athletico-PR pelos critérios de desempate e estaria sendo favorecido pelo fato de o rubro-negro paranaense ter vencido a Copa do Brasil e já estar com sua classificação assegurada.

Outros países também começaram a definir seus representantes na Libertadores de 2020. Na Argentina, Racing, Defensa y Justicia, Boca Juniors e River Plate, os quatro primeiros colocados do Campeonato Nacional da temporada 2018/2019, estão classificados, assim com o Tigre, que venceu a Copa da Superliga. Ainda há uma em disputa, para o campeão da Copa Argentina e outra que pode ser aberta se o River faturar a Libertadores de 2019.

O Bolívar se classificou ao vencer o Torneio Apertura da Bolívia neste ano, mesma competição que o Junior Barranquilla venceu na Colômbia. No Paraguai, o Olímpia está classificado pelo título do Torneio Apertura, enquanto Cerro Porteño e Libertad estão garantidos pelas campanhas somadas das duas competições nacionais - ainda há uma quarta vaga em aberto.

No Equador, que tem direito a quatro participantes na Libertadores, dois estão definidos e serão Macará e Barcelona. E no Peru, com quatro vagas, já é certo que uma será do Binacional Já o Estudiantes de Mérida assegurou sua vaga na competição ao vencer o Torneio Apertura da Venezuela.

A Libertadores de 2020 tem início previsto para o meio de semana do dia 22 de janeiro. E a decisão foi agendada para 21 de novembro, no Maracanã.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Com dores musculares, Pablo Marí e Vitinho desfalcam o Flamengo contra o Grêmio
LÍDER

Com dores musculares, Pablo Marí e Vitinho desfalcam o Flamengo contra o Grêmio

FÓRMULA 1

Pole em Interlagos, Verstappen sonha com vitória para se redimir de erro em 2018

Piloto disse que adquiriu experiência e está confiante para este domingo
Time feminino do Corinthians encerra temporada histórica
FUTEBOL

Time feminino do Corinthians encerra temporada histórica

Hamilton lidera último treino livre em Interlagos
F1

Hamilton lidera último treino livre em Interlagos

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião