Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

UNFAIR PLAY

COI diz estar atento às investigações sobre Rio-2016

A entidade ainda afirmou que seu próprio Comitê de Ética acompanha o caso

9 SET 17 - 13h:00FOLHAPRESS

 O Comitê Olímpico Internacional (COI) se manifestou nesta sexta-feira (8) a respeito das acusações sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica em 2009. Por meio do Twitter, a entidade publicou um comunicado explicando que "leva a sério e observa de perto" o andamento das investigações.

"O COI está comprometido com a integridade da nossa organização", diz o texto. "Por esses motivos, integramos o inquérito de um promotor francês mais de um ano atrás como partido civil. Isso significa que estamos fazendo de tudo para que tudo seja esclarecido."

A entidade ainda afirmou que seu próprio Comitê de Ética acompanha o caso e que medidas e punições serão tomadas uma vez que evidências de irregularidades forem confirmadas. O texto foi assinado pelo presidente Thomas Bach, no cargo desde 2013.

De acordo com o que foi divulgado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro na última terça-feira (5), o ex-governador carioca Sérgio Cabral teria pago US$ 2 milhões em outubro de 2009 para comprar voto na escolha da capital do Estado como sede olímpica. O montante teria sido repassado para o então presidente da Federação Internacional de Atletismo, o senegalês Lamine Diack, que tinha direito a voto.

Ao longo da semana, a Polícia Federal tocou a operação Unfair Play, desdobramento da Lava Jato que investiga a compra de votos e pagamento de propinas na escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016.

Dentre as ações tomadas pela PF esteve o mandado de busca e apreensão na casa do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, e na própria sede da entidade.

Nuzman teve dois carros e R$ 480 mil em espécie (divididos em vários tipos de moedas) apreendidos na operação. Levado para depoimento, o presidente do COB permaneceu em silêncio.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Palmeiras anuncia fim das negociações para contratar Sampaoli
FUTEBOL

Palmeiras anuncia fim das negociações para contratar Sampaoli

Corinthians anuncia contratação de Luan por 4 anos: 'Realização de um sonho'
FUTEBOL

Corinthians anuncia contratação de Luan por 4 anos: 'Realização de um sonho'

Sobrevivente da tragédia da Chapecoense, Neto anuncia aposentadoria aos 34 anos
ZAGUEIRO

Sobrevivente da tragédia da Chapecoense, Neto anuncia aposentadoria aos 34 anos

BOA FASE

Seleção feminina sobe duas posições e alcança o nono lugar no ranking da Fifa

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião