segunda, 16 de julho de 2018

CALENDÁRIO

Clássicos entre Real e Barcelona são adiados

12 AGO 2015Por BAND03h:00

O calendário da temporada 2015-2016 do Campeonato Espanhol, divulgado no mês passado e contestado pela Liga profissional, foi modificado nesta terça-feira pelo ministério dos esportes, afetando a data dos clássicos entre Real Madrid e Barcelona.

A 12ª rodada da competição, marcada pelo primeiro confronto entre os dois 'gigantes', no estádio Santiago Bernabeu de Madri, foi adiada do fim de semana de 7-8 de novembro a 21-22 novembro.

Já a 31ª rodada, que terá o outro clássico, no Camp Nou, acontecerá nos dias 9 ou 10 de abril, e não 2 ou 3, como previsto inicialmente.

Estas mudanças se devem à modificação da décima rodada, que era marcada para outubro, e foi adiada para novembro.

Desta forma, a final da Copa do Rei também foi adiada, para os dias 7 ou 8 de maio, e a última rodada do campeonato para o fim de semana de 21 e 22 de maio.

A briga sobre o calendário é o último episódio da guerra de bastidores entre a Liga Profissional de Futebol e a Federação Espanhola (RFEF), que tem como principal ponto de divergência a venda de direitos de transmissão.

Pela primeira vez, os direitos foram vendidos de forma global pela Liga, e não individualizada, permitindo uma redistribuição mais igualitária, beneficiando clubes menores.

No fim da temporada passada, jogadores apoiados pela RFEF ameaçaram fazer greve nas últimas duas rodadas do campeonato, mas o movimento foi julgado ilegal por um tribunal.

Leia Também