Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

COPA VERDE 2019

CBF define datas das estreias de União ABC e Costa Rica

Equipes disputarão pela primeira vez competição de nível nacional

10 JUL 19 - 14h:45RAFAEL RIBEIRO

A CBF divulgou o clanedário da primeira rodada da Copa Verde desta temporada, em que Costa Rica e União ABC representarão o futebol de Mato Grosso do Sul. Eles estreiam na competição nos dias 24 e 25 de julho, respectivamente.

Segundo a tabela divulgada pela CBF, os dois times do Estado mandarão seus confrontos no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, região sul de Campo Grande.

O Costa Rica será o primeiro a entrar em campo. O time da região norte do Estado enfrentará o Genus-RO no dia 24, uma quarta-feira, às 14h (de MS). O jogo da volta está marcado para 1º de julho, no Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, capital daquele estado. O vencedor do confronto pegará o Sinop-MT.

No dia seguinte, no mesmo horário, o União ABC enfrentará o Galvez-AC. O segundo jogo será no dia 31 deste mês, às 21h (de MS), na Arena da Floresta, em Rio Branco. Quem passar de fase enfrentará o Luverdense-MT.

De acordo com o regulamento da competição, o primeiro critério de desempate para classificação será o saldo de gols. Em caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis.

CONFUSÃO

Nada menos que sete equipes de Mato Grosso do Sul desistiram e, com isso, o União ABC, clube que terminou o último Estadual na décima colocação, ou seja, rebaixado à segunda divisão, será um dos representantes do Estado na disputa da Copa Verde deste ano.

A informação foi conformada nesta terça-feira (11) pela Federação de Futebol de MS. Operário, Corumbaense, Novo, Sete de Dourados, Águia Negra, Comercial e Urso desistiram da disputa nacional. O União ABC fará companhia ao Costa Rica, sexto colocado no Estadual e que aceitou a vaga.

Operário e Corumbaense, que eram os detentores originais da vaga, foram eliminados na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro no último domingo. Ambos alegaram problemas financeiros para não aceitarem participar do que seria o terceiro certame de nível nacional no ano (jogaram também a Copa do Brasil).

A escolha se deu por ter como referência a disputa do estadual do ano passado, quando os dois representantes sul-mato-grossenses fizeram boas campanhas no torneio estadual.

É a sexta edição da Copa Verde, competição criada para preencher o calendário de centros geralmente sem espaço nas principais competições do futebol nacional. Antes, o campeão era contemplado com uma vaga na Copa Sul-Americana. Mas após a Conmebol barrar a oferta, restou a consolação do vencedor entrar direto nas oitavas-de-final da Copa do Brasil do ano seguinte, além de uma verba de R$ 2,5 milhões. 

Na última segunda (10), a CBF realizou o sorteio da edição deste ano, que começa no dia 24 de julho e pela primeira vez terá uma equipe a primeira divisão entre os participantes: o Goiás, campeão goiano.  

O União ABC enfrentará o Galvez, do Acre, enquanto o Costa Rica encara o Genus, de Rondônia. As datas dos embates ainda serão detalhadas pela entidade máxima do futebol brasileiro.

Confira como ficou o sorteio: 

1ªFase
Humaitá-AC x Nacional-AM
Bragantino-PA x São Raimundo-RR
Sobradinho-DF x Manaus-AM
Ypiranga-AP x Fast-AM
União ABC x Galvez-AC
Vitória-ES x Brasiliense-DF
Costa Rica x Genus-RO
Real Noroeste-ES x Iporá-GO

Oitavas-de-Final

Humaitá-AC ou Nacional-AM x Paysandu-PA

Bragantino-PA ou São Raimundo-RR x Santos-AP

Sobradinho-DF ou Manaus-AM x Remo-PA

Ypiranga-AP ou Fast-AM x Atlético Acreano

União ABC ou Galvez-AC x Luverdense-MT

Vitória-ES ou Brasiliense-DF x Goiás-GO

Costa Rica-MS ou Genus-RO x Sinop-MT

Real Noroeste ou Iporá-GO x Cuiabá-MT

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Armageddon Etapa Campo Grande contou com recorde de público
RACHAS

Armageddon Campo Grande teve recorde de público

Vasco entra no STJD com pedido de impugnação do jogo contra o Grêmio no Sul
BRASILEIRÃO

Vasco entra no STJD com pedido para impugnar partida

BASQUETE

Com três da NBA, Petrovic convoca seleção de basquete para o Mundial da China

Jornal inglês coloca Arsenal como favorito para tirar Everton do Grêmio
FUTEBOL 2019

Jornal inglês coloca Arsenal como favorito para tirar Everton do Grêmio

Mais Lidas