Esportes

CORINTHIANS

A+ A-

Carille admite que arriscou pouco e promete mudanças depois da Copa América

Carille admite que arriscou pouco e promete mudanças depois da Copa América

Continue lendo...

O técnico Fábio Carille fez nesta terça-feira uma análise da trajetória do Corinthians na atual temporada até a conquista do título do Campeonato Paulista. O treinador admitiu que o futebol exibido pelo time foi abaixo do esperado e admitiu que o único jogo em que arriscou mais foi contra o Avenida-RS, pela Copa do Brasil, quando a equipe chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas conseguiu a virada para 4 a 2 em Itaquera. 

"Esse ano não arrisquei nenhum jogo ainda. Com a Ferroviária perdíamos o primeiro jogo de 1 a 0, mas sabia que poderia reverter. Não, na verdade teve um. Arrisquei um jogo pela Copa do Brasil contra o Avenida com Vagner Love, Gustavo e Boselli", disse, à Corinthians TV. 

O motivo de ter sido sempre mais cauteloso se deu pelas muitas mudanças no elenco na atual temporada. Carille destacou que 23 dos 41 jogadores do grupo nunca haviam trabalhado com a atual comissão técnica. 

"Tinha certeza de que seria um ano com mais dificuldade pela mudança grande de elenco e pouco tempo para trabalhar", disse. "E sem uma ideia de jogo formada, a gente olha muito mais o adversário do que o normal para adequar o jogo. Essa está seno a nossa busca", comentou. 

MUDANÇA DE POSTURA - Carille espera agora utilizar a pausa das competições de clubes durante a Copa América para aprimorar o setor ofensivo, dar mais entrosamento aos jogadores e deixar o time mais solto dentro de campo - a competição entre seleções acontece entre os dias 14 de junho e 7 de julho. 

"Falta o time jogar sem olhar, sem pensar. Cada um saber que o Jadson recebe de um jeito, o Clayson de outro. Com os 41 jogadores do elenco entendendo isso vai facilitar. Em 2015 e 2017 eram times que jogavam sem pensar", comentou o treinador. "Esses detalhes vêm com treinos. Na parada para a Copa América vai ter muito espaço para trabalhar isso", prosseguiu.

Com dez anos de Corinthians, o treinador sabe do projeto que existe no clube para manter a equipe no topo e que passa necessariamente por ter um grupo equilibrado. Carille chegou à equipe em 2009 para fazer parte da comissão técnica de Mano Menezes. O então auxiliar viu Ronaldo Fenômeno ser contratado, seguiu no clube com as trocas de treinadores, trabalhou com Tite, e foi efetivado no fim de 2016.

EQUILÍBRIO - Nesse período, destacou que o que faz do clube vencedor é o fato de um jogador ajudar o outro, de um ser coadjuvante para o outro ser destaque. "É histórico aqui. O que o Jorge Henrique fez em 2009 e 2010 para Ronaldo e Dentinho se destacarem não foi brincadeira. O Romero também fez muito para Jadson, Jô e Rodriguinho se destacarem recentemente. Nossa ideia é continuar buscando equilíbrio para dar liberdade para outros serem decisivos", disse. 

Para Carille, o bom futebol de Clayson apareceu justamente por que outros atletas contribuíram para isso. "O que o Ramiro fez, o que o Pedrinho fez deram lá na reviravolta do Clayson", comentou.

O treinador destacou que além dele Henrique e Danilo Avelar também aproveitaram o início do ano para dar a volta por cima. "O título é importante especialmente para o Avelar. Que vitória pessoal. Se não tivesse personalidade não estaria mais aqui no Corinthians. Foi o jogador mais regular. Foi nota seis o campeonato todo. Sempre mantendo a regularidade. A personalidade fez dar a reviravolta na carreira", afirmou. 

AUTO-CRÍTICA - Sobre a oscilação do Corinthians no ano, o jogador disse concordar com parte das críticas que vê na imprensa e que todos no elenco têm consciência de que precisam melhorar. "Antes de ser criticado tem a nossa auto análise", disse. 

O exemplo citado por ele foi a semifinal do Paulistão contra o Santos. "Classificamos para final e saí preocupado. Falei para os jogadores que jogamos muito pouco. Eles concordaram", disse.

"Sei que fui chamado de retranqueiro, mas quem acompanha o dia a dia viu que fiz tudo para marcar lá em cima, marcar no campo do Santos e não funcionou. Como o Sampaoli disse que no primeiro jogo que só o Corinthians jogou, no segundo tudo o que a gente planejou não colocou em prática e só teve um time, o Santos", reconheceu. "Mas mata-mata são dois jogos. A nossa solução de ter ido para final foi o primeiro jogo", emendou.

Futebol

Teixeira diz que Santos é o lugar ideal para Neymar se recuperar para Copa de 2026

O atacante tem vínculo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até junho de 2025. No início do ano que vem, o atleta já pode firmar um pré-contrato com outra equipe

17/04/2024 23h00

Sem atuar desde o jogo com o Uruguai, no dia 17 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul, o atacante vem tratando de sua recuperação. Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

O sonho de voltar a ter Neymar vestindo a camisa do Santos em meio à grave crise financeira que o clube atravessa foi externado pelo presidente Marcelo Teixeira durante entrevista coletiva nesta quarta-feira. Em um ano em que, pela primeira vez na história, a agremiação disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, o mandatário recorreu ao lado afetivo do atleta para aventar a possibilidade de um retorno.

Teixeira argumentou que o Santos seria o lugar ideal para Neymar voltar à forma (o jogador se recupera de grave lesão no ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo) e se preparar para a Copa do Mundo de 2026

"O Neymar tem uma relação profissional e afetiva com o Santos. Tem um contrato vigente, mas estamos acompanhando. Tenho contato diário com ele e com o pai. Para se preparar melhor visando uma Copa do Mundo, nada melhor do que estar em casa, ao lado da torcida santista", disse o dirigente.

O atacante tem vínculo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até junho de 2025. No início do ano que vem, o atleta já pode firmar um pré-contrato com outra equipe. Após levantar a hipótese de ter o artilheiro, Teixeira tratou de jogar a responsabilidade da volta para o atleta.

"Essa não é uma decisão minha ou do Santos. É uma decisão que cabe ao Neymar. O que posso dizer é que a relação dele com o clube continua muito forte. Ele foi criado aqui e obteve grandes conquistas", comentou.

Sem atuar desde o jogo com o Uruguai, no dia 17 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul, o atacante vem tratando de sua recuperação. Nas finais do Campeonato Paulista, essa reaproximação aumentou a expectativa do torcedor santista em contar novamente com o futebol de Neymar.

3º fase

CBF realiza sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Jogos de ida e volta serão nas semanas de 1º e 22 de maio

17/04/2024 16h23

Foto: Thais Magalhães/CBF

Continue Lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na tarde de hoje (17), no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Nesta etapa, 12 equipes entram na competição, juntando-se a outras 20 equipes que avançaram de fase. Os jogos serão disputados nas semanas de 1º a 22 de maio, em confrontos de ida e volta. 

As 32 equipes classificadas foram divididas em dois potes, separadas pelas posições de cada uma no ranking da CBF, para o sorteio dos confrontos. 

Veja abaixo, como ficou cada um dos potes: 

Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.

Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.

Para os saudosistas, a Copa do Brasil realmente começa nesta fase, com os emocionantes confrontos de ida e volta. O vencedor, após os dois jogos, avançará para as oitavas de final com base no placar agregado. Em caso de empate, a definição será nos pênaltis, prometendo ainda mais emoção e drama.

Conforme o regulamento da competição, a CBF exige, nesta fase do campeonato, que os estádios tenham capacidade mínima de 10 mil torcedores.

Após os confrontos, a CBF realizará um novo sorteio para definir os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. 

Confira abaixo os confrontos após sorteio. 

Atlético-MG x Sport
América-RN x Corinthians
Ypiranga-RS x Athletico-PR
Sousa-PB x Bragantino
Palmeiras x Botafogo-SP
Águia de Marabá-PA x São Paulo
Brusque x Atlético-GO
Goiás x Cuiabá
Flamengo x Amazonas
Sampaio Corrêa-MA x Fluminense
Operário-PR x Grêmio
Internacional x Juventude
CRB-AL x Ceará
Fortaleza x Vasco
Botafogo x Vitória
Bahia x Criciúma

Premiação: 

De acordo com o regulamento exposto pela Confederação Brasileira de Futebol, os clubes da terceira fase recebem a cota de participação de R$2,2 milhões, enquanto os classificados para as oitavas de final devem receber R$3,4 milhões.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).