Esportes

Esporte

A+ A-

Brasil fecha ano com 18 atletas olímpicos com pódios em mundiais

Brasil fecha ano com 18 atletas olímpicos com pódios em mundiais

Continue lendo...

O esporte olímpico brasileiro vai encerrar a temporada de 2017, que abriu o ciclo olímpico rumo a os Jogos de Tóquio-2020, com 18 atletas posicionados entre os três melhores em Campeonatos Mundiais ou torneios similares.

O levantamento foi feito pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Em um hipotético quadro de medalhas, as 18 conquistas no ano deixariam o país na 15ª posição, imediatamente atrás da Nova Zelândia.

Em 2013, primeiroano do ciclo olímpico dos Jogos do Rio, o país ganhou 27 medalhas em Mundiais ou equivalentes.

Além dos 18 brasileiro colocados entre os três primeiros em competições mundiais, o país Brasil teve três atletas no top 3 de rankings. São eles o surfista Gabriel Medina, caratecas Vinicius Figueira e Valéria Kumizaki. O surfe e o caratê determinam os melhores por meio de rankings e não por um evento considerado Mundial. Por isso não estão no levantamento do COB.

"Avaliamos que estar entre os 15 primeiros é, neste momento, uma posição bem equacionada. É uma posição justa para o Brasil neste momento", afirmou à Folha Jorge Bichara, gerente-geral de alto rendimento do COB.

A última expectativa de resultado positivo era seleção feminina de handebol, que acabou eliminada na primeira fase do Campeonato Mundial, neste mês. Acabou apenas na 18ª colocação.
Se fosse considerada apenas a contagem de ouros, o país seria 20º -ao todo, foram três ouros, nove pratas e sete bronzes na temporada.

Nos Jogos do Rio, a delegação brasileira foi 13ª colocada nos dois critérios. Com isso, não alcançou a meta do top 10 estipulada pelo COB.

As medalhas douradas foram conquistadas pela judoca Mayra Aguiar (Mundial), pela dupla de vôlei de praia Evandro e André (Mundial) e pela seleção feminina de vôlei (Grand Prix).

Na avaliação do dirigente, o número de pódios foi satisfatório dadas as condições adversas de um ano em que Carlos Arthur Nuzman renunciou à presidência do COB e o órgão que perdeu praticamente todos os seus patrocinadores privados.

"Isso é uma sinalização positiva, principalmente porque estamos falando no ano mais difícil da história olímpica, institucionalmente, para o Brasil", disse Bichara.

"Este foi um ano difícil,e em nossa observação o ano que vem também será bem difícil", complementou.

Além dos três medalhistas de ouro, outros destaques do país foram o revezamento 4 x 100 m livre e Bruno Fratus (50 m livre), pratas na natação no Mundial de esportes aquáticos de Budapeste; a canoísta Ana Sátila, bronze mundial na canoagem slalom C1; e o marcador Caio Bonfim, bronze no Mundial de Londres.

A principal decepção ficou por conta do saltador Thiago Braz, campeão olímpico que foi retirado do Mundial de atletismo de Londres por estar em má fase.

PÓDIOS BRASILEIROS
3 ouros

1 judô (Mayra Aguiar)
1 vôlei feminino
1 voleibol de praia masculino (Evandro/André)

8 pratas
2 judô (David Moura e
por equipe)
2 natação (Bruno Fratus e 4x100m livre masc.)
2 skate (Pedro Barros e
Letícia Bufoni)
1 vela (Martine Grael/Kahena Kunze)
1 vôlei masculino

7 bronzes
1 atletismo (Caio Bonfim)
1 canoagem slalom
(Ana Sátila)
1 canoagem velocidade
(Isaquias Queiroz)
1 judô* (Erika Miranda)
1 maratona aquática (Ana Marcela Cunha)
1 skate (Kelvin Hoefler)
1 vôlei de praia feminino (Larissa/Talita)
*Rafael Silva também foi bronze no Mundial de judô, no peso pesado (+100kg). Como nos Jogos Olímpicos apenas um atleta por país compete em cada categoria, neste caso, o COB só contabilizou a prata de David Moura

Futebol

Teixeira diz que Santos é o lugar ideal para Neymar se recuperar para Copa de 2026

O atacante tem vínculo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até junho de 2025. No início do ano que vem, o atleta já pode firmar um pré-contrato com outra equipe

17/04/2024 23h00

Sem atuar desde o jogo com o Uruguai, no dia 17 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul, o atacante vem tratando de sua recuperação. Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

O sonho de voltar a ter Neymar vestindo a camisa do Santos em meio à grave crise financeira que o clube atravessa foi externado pelo presidente Marcelo Teixeira durante entrevista coletiva nesta quarta-feira. Em um ano em que, pela primeira vez na história, a agremiação disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, o mandatário recorreu ao lado afetivo do atleta para aventar a possibilidade de um retorno.

Teixeira argumentou que o Santos seria o lugar ideal para Neymar voltar à forma (o jogador se recupera de grave lesão no ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo) e se preparar para a Copa do Mundo de 2026

"O Neymar tem uma relação profissional e afetiva com o Santos. Tem um contrato vigente, mas estamos acompanhando. Tenho contato diário com ele e com o pai. Para se preparar melhor visando uma Copa do Mundo, nada melhor do que estar em casa, ao lado da torcida santista", disse o dirigente.

O atacante tem vínculo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até junho de 2025. No início do ano que vem, o atleta já pode firmar um pré-contrato com outra equipe. Após levantar a hipótese de ter o artilheiro, Teixeira tratou de jogar a responsabilidade da volta para o atleta.

"Essa não é uma decisão minha ou do Santos. É uma decisão que cabe ao Neymar. O que posso dizer é que a relação dele com o clube continua muito forte. Ele foi criado aqui e obteve grandes conquistas", comentou.

Sem atuar desde o jogo com o Uruguai, no dia 17 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul, o atacante vem tratando de sua recuperação. Nas finais do Campeonato Paulista, essa reaproximação aumentou a expectativa do torcedor santista em contar novamente com o futebol de Neymar.

3º fase

CBF realiza sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Jogos de ida e volta serão nas semanas de 1º e 22 de maio

17/04/2024 16h23

Foto: Thais Magalhães/CBF

Continue Lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na tarde de hoje (17), no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Nesta etapa, 12 equipes entram na competição, juntando-se a outras 20 equipes que avançaram de fase. Os jogos serão disputados nas semanas de 1º a 22 de maio, em confrontos de ida e volta. 

As 32 equipes classificadas foram divididas em dois potes, separadas pelas posições de cada uma no ranking da CBF, para o sorteio dos confrontos. 

Veja abaixo, como ficou cada um dos potes: 

Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.

Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.

Para os saudosistas, a Copa do Brasil realmente começa nesta fase, com os emocionantes confrontos de ida e volta. O vencedor, após os dois jogos, avançará para as oitavas de final com base no placar agregado. Em caso de empate, a definição será nos pênaltis, prometendo ainda mais emoção e drama.

Conforme o regulamento da competição, a CBF exige, nesta fase do campeonato, que os estádios tenham capacidade mínima de 10 mil torcedores.

Após os confrontos, a CBF realizará um novo sorteio para definir os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. 

Confira abaixo os confrontos após sorteio. 

Atlético-MG x Sport
América-RN x Corinthians
Ypiranga-RS x Athletico-PR
Sousa-PB x Bragantino
Palmeiras x Botafogo-SP
Águia de Marabá-PA x São Paulo
Brusque x Atlético-GO
Goiás x Cuiabá
Flamengo x Amazonas
Sampaio Corrêa-MA x Fluminense
Operário-PR x Grêmio
Internacional x Juventude
CRB-AL x Ceará
Fortaleza x Vasco
Botafogo x Vitória
Bahia x Criciúma

Premiação: 

De acordo com o regulamento exposto pela Confederação Brasileira de Futebol, os clubes da terceira fase recebem a cota de participação de R$2,2 milhões, enquanto os classificados para as oitavas de final devem receber R$3,4 milhões.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).