Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

BRASILEIRÃO

Bahia usará uniforme manchado em manifesto pelas praias atingidas por óleo

Clube enfrenta o Ceará pelo Campeonato Brasileiro nesta segunda

20 OUT 19 - 16h:55GLAUCEA VACCARI, COM AGÊNCIA BRASIL

O Esporte Clube Bahia entrará em campo nesta segunda-feira (21) com a camisa manchada de óleo, como forma de manifesto pelas praias atingidas por óleo no Nordeste brasileiro. O clube enfrenta o Ceará, no Estádio Pituçu, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro.

“O problema é seu. O problema é nosso.Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?O Bahia é você, somos nós, cada ser humano”, diz o manifesto na página oficial do time.

Conforme o clube, a camisa personalizada é um convite à reflexão. “O que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural”.

Segundo informaÇões, depois da partida, os uniformes utilizados pelos jogadores serão leiloados e o dinheiro será revertido para grupos que estão ajudando na limpesza das praias. Além disso, também foi feita solicitação para realização de testes com objetivo de comercializar o modelo manchado de camisas. O Bahia tem sua própria marca de uniformes.

MANCHA DE ÓLEO

As manchas de óleo já atingiram 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste desde que apareceram no final de agosto. Já foram encontradas manchas de óleo desde a Reserva Extrativista (Resex) Cururupu, no Maranhão, a 157 km de São Luís até a Baia de Todos os Santos, em Salvador, lugar mais ao sul do Nordeste. Os dados constam do último balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Alagoas, realizado na noite de ontem (19). De acordo com o Ibama até o momento, 35 animais foram conhecidamente afetados: 17 tartarugas marinhas que morreram, 11 vivas; duas aves com óbito e duas vivas; e um peixe morto.

O óleo pode afetar os animais marinhos de diferentes maneiras - alguns podem ingerir a substância ou ter a locomoção comprometida pelo contato do óleo com a pele. De acordo com o Ibama, como medida preventiva, 2.190 filhotes de tartarugas marinhas foram capturadas preventivamente na Bahia e 624, em Sergipe. Esses animais ficarão em observação.

As primeiras manchas de óleo no litoral Nordestino apareceram no final do mês de agosto, nas praias de Tambaba e Gramame, no município de Conde, e na Praia Bela, em Pitimbu, na Paraíba. Em setembro, manchas foram localizadas nas cidades de Ipojuca e Olinda, em Pernambuco.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

FUTEBOL

Por Matheus Alexandre, Ponte espera posição do Corinthians até sexta-feira

Jorge Sampaoli pede demissão do Santos e pode ir para o Palmeiras
TREINADOR

Jorge Sampaoli pede demissão do Santos e pode ir para o Palmeiras

Gabriel Medina e Italo Ferreira confirmam vaga nos Jogos de Tóquio-2020
SURFE

Gabriel Medina e Italo Ferreira confirmam vaga nos Jogos de Tóquio-2020

Bruno Henrique treina e deve jogar o Mundial pelo Flamengo
CATAR

Bruno Henrique treina e deve jogar o Mundial pelo Flamengo

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião