Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

FUTEBOL FEMININO

Atleta de MS de olho
no 2º título no Brasileiro

Após queda precoce em 2018, Patricia Sochor quer voltar a levantar o troféu do Campeonato Brasileiro pelo Santos

15 MAR 19 - 07h:00JONES MÁRIO

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começa neste fim de semana, com 16 clubes e novo formato de disputa. A sul-mato-grossense Patricia Sochor busca seu segundo título da competição com a camisa do Santos. Depois de uma temporada 2018 modesta para as pretensões do clube, a meio-campista prevê esforço dobrado para voltar a levantar o troféu nacional.

Patricia chegou em 2017 ao time feminino do Santos, também chamado de Sereias da Vila. Logo no primeiro ano de clube, a atleta nascida em Iguatemi e revelada pelo Comercial conquistou o título brasileiro, com direito a gol decisivo na final contra o Corinthians.

A chegada da ex-treinadora da seleção brasileira, Emily Lima, para a temporada passada, cercou o time alvinegro de expectativas. Mas as Sereias da Vila caíram ainda nas quartas de final do Brasileiro e ficaram com o vice da Copa Libertadores. O prêmio de consolação foi o título paulista.

“Ganhamos o paulista, batemos na trave na Libertadores e no Brasileiro acabamos saindo muito cedo. Então, este ano a ideia de todos é buscar os dois títulos [Paulista e Brasileiro], e pra isso ela [Emily Lima] já disse que o trabalho será em dobro, porque há equipes fortes e muitas equipes novas”, contou Patricia Sochor, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado.

As novas regras de licenciamento para participar de torneios da CBF, Conmebol e Fifa obriga os clubes a manter uma equipe profissional feminina própria, ou a associar-se a outro clube que já desenvolva a modalidade. A medida se enquadra no estatuto da Fifa, que exige posturas antidiscriminatórias no futebol.

Como resultado, a Série A2 do Brasileiro feminino - divisão de acesso - saltou de 16 para 36 equipes, com clubes como Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Fluminense. Na Série A1, o Athletico-PR se uniu ao Foz Cataratas-PR e “pulou” a segunda divisão. O Foz-Athletico será o adversário do Santos na estreia, domingo, às 14h (MS), no Estádio Chico Vieira, em Itapira (SP).

REFORMULAÇÃO

A meio-campista sul-mato-grossense é uma das remanescentes do reformulado elenco santista. Destaques de 2018, a meia Rosana e a atacante Chú deixaram a equipe. Por outro lado, chegaram reforços para todos os setores do campo.

“Ano passado tínhamos uma elenco realmente muito forte e muito grande. É natural a saída de umas e chegada de outras. Acredito que as meninas que chegaram vão acrescentar muito dentro do esquema da Emily. São atletas que estão em alto nível, o que aumenta a competitividade entre nós e nos fortalece”, revelou.

Patricia Sochor tem contrato até o fim do ano com as Sereias da Vila. Ela disse que recusou propostas de outros clubes do Brasil e do exterior. “Vi que ainda tinha mais um ano a ser cumprido no Santos, e o trabalho aqui é forte. Vou me preparar para, quem sabe se surgir uma oportunidade, ir para fora do Brasil no ano que vem”.

Com passagens vitoriosas pela seleção brasileira de base, a jogadora quer fazer um bom primeiro semestre pelo Santos para pleitear uma vaga na equipe principal. Em junho, o time verde-amarelo disputa a Copa do Mundo feminina.

“Acredito que estar lá seja consequência de um ano bom e um trabalho bem feito. Então, meu foco é o Santos, estar bem aqui, fazer um bom início de temporada pra quem sabe ter uma oportunidade de estar lá novamente. Mas, de qualquer forma, estarei torcendo para as meninas. O Brasil está carente desse título e seria muito bom para alavancar essa fase de renovação do futebol feminino”.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Flamengo domina premiação do Campeonato Brasileiro
FLAMENGO

Flamengo domina premiação do Campeonato Brasileiro

Flamengo recorrerá de decisão favorável às famílias da tragédia no CT
NINHO DO URUBU

Flamengo recorrerá de decisão favorável às famílias da tragédia no CT

Brasil supera Argentina e conquista sul-americano sub-15 de futebol
SELEÇÃO MASCULINA

Brasil supera Argentina e conquista sul-americano sub-15 de futebol

Após reunião no Santos, Sampaoli mantém suspense e diz que 'talvez' continue
TÉCNICO

Após reunião no Santos, Sampaoli mantém suspense e diz que 'talvez' continue

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião