Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Projeto Social

Adolescente representará Estado em campeonato nacional de Luta Olímpica

Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão de 3 a 12 de setembro

1 SET 15 - 12h:11Danielle Valentim

Assiria Daniela Maurício da Silva, de 14 anos, embarca na madrugada desta quarta-feira (2) rumo a Fortaleza. A adolescente irá representar Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão de 3 a 12 de setembro. Atletas entre 12 e 14 anos vão competir em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, wrestling (luta olímpica), natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. 

A adolescente participa do Projeto Guerreiros do Amanhã, desde 2014, quando começou a praticar jiu-jitsu. Há seis meses, Assiria passou a treinar wrestling e já conseguiu classificação para representar o Estado no campeonato nacional. Com sede no Bairro Tiradentes, o projeto ensina artes marciais a cerca de 150 crianças e adolescentes carentes para combater o possível contato com drogas. 

Segundo um dos treinadores do projeto, Agnaldo Pereira dos Santos, 39 anos, o foco não é a competitividade, mas o desejo de lutar é consequência. "Nosso foco é tirá-los da rua, mas eles querem e precisam competir", diz o treinador.

O treinador disse ao Portal Correio do Estado que o objetivo do projeto é chegar a sete polos e passar a atender 250 crianças em cada um. Questionado sobre o sentimento de ter uma aluna representando o Estado, Agnaldo não esconde a satisfação. "É o sinal de que nosso trabalho está dando certo. É o melhor sentimento possível", finaliza.

Assiria embarca rumo ao município cearense, com atletas de Três Lagoas, cidade classificada na etapa estadual. A viagem será custeada pelo Governo do Estado.

JOGOS ESCOLARES

Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR). 

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será ‘Igualdade de Gêneros’. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres. 

Além disso, o COB selecionou 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

FUTEBOL

Interino confirma Jair e mantém mistério sobre volta de Geuvânio ao Atlético-MG

Times de MS são maioria na elite do Campeonato Brasileiro de futebol PC
EM SÃO PAULO

Times de MS são maioria na elite do Campeonato Brasileiro de futebol PC

Seleção feminina treina completa para a Copa do Mundo na França
FUTEBOL

Seleção feminina treina completa para a Copa

Calazans faz primeiro treino no São Paulo e Arboleda trabalha com o elenco
REFORÇO

Calazans faz primeiro treino no São Paulo

Mais Lidas