Mantenha seus parentes e amigos bem informados sobre o Novo Coronavírus COVID-19, utilizando os botões de compartilhamento abaixo:

O que é coronavírus?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos registrados ao redor do mundo. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
Febre

Considera-se febre aquela acima de 37,8°

Tosse

A tosse geralmente é seca, como de uma gripe comum

Dificuldade para respirar

Com aumento da frequência respiratória ou uma falta de ar recorrente

Importante: O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como o coronavírus é transmitido?

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

Gotículas de saliva

Espirro

Tosse

Catarro

Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão

Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos

Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

Evitar contato próximo com pessoas doentes

Ficar em casa quando estiver doente

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo

Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo: Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos) e uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Importante: Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Qualquer hospital pode receber paciente com coronavírus?

Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência estadual para isolamento e tratamento. No Mato Grosso do Sul, o Hospital de Referência é o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrosian.