Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ENERGIA

Usinas de Ilha Solteira e de Jupiá passam a pertencer a Mato Grosso do Sul

A situação já provoca embates judiciais com São Paulo, que não quer perder tributos

21 AGO 15 - 00h:00DA REDAÇÃO

A Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, mais conhecida como Usina de Jupiá, e a Usina de Ilha Solteira passam a pertencer aos municípios de Três Lagoas e Selvíria, conforme portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) no Diário Oficial da União de quarta-feira. Anteriormente, as usinas pertenciam às cidades paulistas Castilho e Ilha Solteira. A situação já provoca embates judiciais entre São Paulo, que não quer perder receita tributária proporcionada pelas usinas, e Mato Grosso do Sul, que buscará defender o direito previsto na portaria. 

De acordo com o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) prepara estudo, buscando se precaver das ações, que começam a ser impetradas pelos municípios de Catilho e Ilha Solteira e pelo Estado de São Paulo. “A mobilização será forte da classe política de São Paulo. Por isso, nós passamos para a PGE essa missão de preparar um estudo para se precaver de eventuais ações”, afirmou. Monteiro não soube estimar o incremento de receita, decorrente da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Produtos e Prestação de Serviços (ICMS) das usinas. “Isso é um fato novíssimo para nós”, justificou-se. 

Em junho, um despacho da União informando a relação das hidrelétricas que iriam a leilão mantinha São Paulo como sede de Jupiá e Ilha Solteira. No entanto, o documento foi revogado nesta terça-feira, quando a nova lista trouxe Mato Grosso do Sul à frente das duas usinas. A mudança consta da Portaria 384, assinada pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e publicada na edição de quarta-feira do Diário Oficial da União. 

(*) A reportagem, de Gisele Mendes, Osvaldo Júnior e Rosana Siqueira, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Funsat seleciona vendedores e promotores de vendas nesta terça
OPORTUNIDADE

Funsat seleciona vendedores
e promotores nesta terça

MS poderá usar até R$ 500 milhões para obras de infraestrutura
CONDEL SUDECO

MS poderá usar até R$ 500 mi para obras de infraestrutura

Confiança da indústria cai 1,6 ponto na prévia de maio, diz FGV
DESCONFIANÇA

Confiança da indústria cai 1,6 ponto na prévia de maio, diz FGV

EM BRASÍLIA

Aprovada ampliação de financiamento para aquisição de suínos pelo FCO

A proposta foi apresentada por Azambuja em Brasília

Mais Lidas