Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PRIMEIRA DO PAÍS

Ceasa terá usina de tratamento de resíduos

Devem ser geradas 8 toneladas de adubo orgânico com a usina

9 SET 19 - 18h:43GLAUCEA VACCARI

Primeira usina do Brasil de coleta, seleção e destinação de resíduos será inaugurada nesta terça-feira (9), em Mato Grosso do Sul. A usina vai funcionar com resíduos gerados pela Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS) e será inaugurada em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande.

Conforme o Executivo Estadual, esta é a primeira usina do País a fazer todas as operações necessárias com resíduos, desde a coleta seletiva, transporte, tratamento e conversão dos resíduos em adubo orgânico e aproveitamento do resíduo sólido com a reciclagem de plástico e papelão e da madeira como material energético pela combustão.

A Ceasa produz aproximadamente 100 toneladas de resíduos, sendo mais de 80% destes orgânicos. Expectativa é que, com a usina, oito toneladas de adubo orgânico sejam devolvidas por mês, sendo destinadas aos próprios produtores rurais da Central, para utilização em plantações.

Além dos resíduos orgânicos, serão recolhidas aproximadamente 17 toneladas de madeira, que também será reciclada em benefício do Ceasa. Até então, a madeira era doada para virar material energético de outras empresas. 

Duas empresas farão a coleta de resíduos: a Colecta Resíduos Industriais e a Organoeste Campo Grande. Elas trabalharão juntas e todo resíduo orgânico separado e coletado pela Colecta será disponibilizado à Organoeste para ser tratado pelo método de compostagem com a utilização de biotecnologia, com controle diário de temperatura e odor e em conformidade com as exigências legais, obtendo-se, ao final do processo, adubo orgânico.

A coleta, tratamento e destinação final devem reduzir a poluição do solo e dos cursos d'água, preservando o meio ambiente. 

A usina foi denominada Elúsio Guerreiro de Carvalho em homenagem ao ex-diretor-presidente da Ceasa, que faleceu em julho do ano passado. 

Inauguração da Usina de Coleta, Seleção e Destinação de Resíduos será às 8h, na rua Antonio Rahe, 680, Mata do Jacinto, Campo Grande.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ECONOMIA

Tereza Cristina apresenta oportunidades de investimento aos árabes

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Governo quer poupar 30% com revisão de contratos de empresas de TI

Foram esquadrinhados contratos assinados entre 2017 e 2019
Próxima remessa do FGTS começa <br>a ser pago na semana que vem
OPORTUNIDADE

Próxima remessa do FGTS começa a ser pago na sexta

Investimentos em saneamento básico chegarão a R$400 milhões no Estado
CONTRATO MILIONÁRIO

Investimentos em saneamento básico chegarão a R$400 milhões no Estado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião