SIDROLÂNDIA

Planta da Seara é proibida de exportar<br> para a União Europeia

Inconformidade encontrada foi presença de salmonella
13/07/2017 04:00 - DA REDAÇÃO


 

Depois de os frigoríficos que exportam carne bovina in natura aos Estados Unidos serem alvos de embargo das autoridades sanitárias norte-americanas, nove unidades que vendem cortes de frango ao exterior do País entraram na berlinda e tiveram as exportações com a União Europeia (UE) temporariamente suspensas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entre as plantas está um abatedouro de Mato Grosso do Sul, situado no município de Sidrolândia e pertencente à Seara, subsidiária da JBS.

Com média de 4 mil a 4,7 mil aves abatidas ao mês, a unidade é a maior em volume de abates de todo o Estado. Somente de janeiro a maio, foram 22.166 mil animais abatidos. Em todo o Estado, são cinco frigoríficos de aves que, juntos, abateram 72,369 mil aves do início do ano até agora.

As medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura ocorreram após a União Europeia realizar diversas notificações relacionadas à carne de frango produzida nessas unidades. A principal inconformidade diz respeito à detecção da bactéria salmonella. 

Quinto principal produto da pauta de exportações de Mato Grosso do Sul, com 5,78% de participação em receita, o frango foi responsável por uma movimentação de US$ 138,471 milhões de janeiro a junho deste ano.

*Leia reportagem, de Daniella Arruda, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".