SHOWTEC

Novas variedades e safra recorde de soja são anunciadas durante feira agropecuária

Estimativa do governo é que o Estado colha 10 milhões de toneladas da oleaginosa na safra 2019/2020
22/01/2020 17:32 - SÚZAN BENITES


 

Durante a abertura da feira de tecnologias voltada para os agronegócios, Showtec, nesta quarta-feira (22) em Maracaju, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou mais uma produção recorde de soja. Conforme a projeção do governo estadual, a estimativa é de colher 10 milhões de toneladas na safra de soja 2019/2020. 

Segundo o governador, a expectativa é diferente dos resultados colhidos na safra passada. “A estiagem do ano passado fez com que tivéssemos uma perda de mais de 1,2 milhão de toneladas na produção e afetou muito a produtividade. Mas este ano a expectativa é muito boa. Nós tivemos a expansão da área plantada, que chegou a 3,180 milhões de hectares em todas as regiões de Mato Grosso do Sul”, comemorou Azambuja.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, disse que a Showtec se caracterizou como a principal feira de tecnologia de Mato Grosso do Sul onde são demonstradas as principais variedades de soja, milho e insumos não só do MS mas de toda a agricultura brasileira. “Tivemos o lançamento de três novas variedades de soja, sendo duas transgênicas e uma não. Exatamente para propiciar ao produtor rural grande produtividade e melhoria no processo de produção. Através da Showtec nós conseguimos mostrar como a ciência se transforma em tecnologia e a tecnologia se transforma em resultado para o produtor e para a economia”.

  Para o governador, a atuação do poder público tem papel fundamental no desenvolvimento da agropecuária. Segundo ele, nos últimos cinco anos (2015/2019) foram investidos mais de R$ 8,7 milhões de recursos estaduais em atividades de inovação e tecnologia da Fundação MS, que realiza o Showtec. “Só em 2019 foram R$ 1,8 milhão para potencializar experimentos e novas tecnologias que dão segurança para a produção e aumento da produtividade”, disse Azambuja.

O presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi destacou que o incentivo que o governo estadual dá para a pesquisa dentro Agro é primordial para o difusão das pesquisas relacionadas a soja e ao milho. “E como são aportados recursos públicos, os resultados desses estudos estão disponíveis para todos os produtores. O acesso é livre e tem impacto democrático no setor”, ressaltou.

Showtec de tecnologia é realizada entre 22 e 24 de janeiro em Maracaju, reunindo as maiores empresas e os lançamentos mais importantes para o agro nacional. O evento aproxima o produtor rural de soluções tecnológicas para o campo, visando o aumento da qualidade da produção. Este ano são 124 empresas participantes da feira.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".