Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EXPOAGRO 2019

Na abertura da Expoagro, Azambuja destaca potencial da agricultura

Em dez anos, área de agricultura deve ser ampliada em 1,5 milhão de hectares
11/05/2019 15:19 - GLAUCEA VACCARI, COM ASSESSORIA


 

Nos próximos dez anos, a área de agricultura deve ser ampliada em 1,5 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul, segundo perspectiva apresentada hoje pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante abertura da 55ª edição da feira agropecuária Expoagro 2019, em Dourados.

No evento, Azambuja destacou o desempenho e importância da agricultura de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a competência dos produtores brasileiros tem conferido grandes resultados de qualidade e produtividade e cabe aos governos retirar do país o atraso logístico.

“De um ano para outro crescemos 360 mil hectares de área plantada, segundo a Aprosoja. Este crescimento de área plantada, com tecnologia e aumento de produtividade é o cenário que queremos para o Brasil”, disse, acrescentando a perspectiva de crescimento de 1,5 milhão de hectares na década. 

O governador destacou ainda os investimentos que estão sendo feitos na construção de duas rotas bioceânicas, ferroviária e rodoviária, passando pelo Estado, que devem criar novas rotas de comércio e atingir novos mercados, reduzindo distância e custo do transporte. Além disso, novos terminais portuários estão em construção pela iniciativa privada em Porto Murtinho.

Na próxima terça-feira (14), Azambuja se reunirá com o presidente da Itaipu Paraguai, em Porto Murtinho, na próxima terça-feira (14), para tratar sobre a construção da ponte que ligará a cidade sul-mato-grossense a Carmelo Peralta, no Paraguai. Previsão de conclusão da estrutura é maio de 2022 e a ponte irá consolidar a Rota Bioceânica Rodoviária. 

EXPOAGRO 2019

A Expoagro foi aberta neste sábado (11) e vai até o dia 19 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Realizada pelo Sindicato Rural do município com apoio do Governo do Estado, a feira tem palestras, exposições, simpósios, leilões, tendências e novas tecnologias do setor, praça de alimentação e atrações musicais.

Nesta edição, a feira conta com mais de 90 estandes e 200 expositores em uma área de 42 hectares, com o objetivo de desenvolver melhor as práticas, promover o desenvolvimento e valorizar a produção.

No ano passado, a Expoagro atraiu mais de 60 mil pessoas nos 10 dias de evento e movimentou mais de R$ 5 milhões em leilões. Para este ano, a organização espera seguir o mesmo ritmo e superar os resultados da edição anterior.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.