Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SALDO POSITIVO

MS tem o melhor janeiro em sete anos em abertura de empresas

Das 588 novas empresas constituídas, 58,33% obtiveram o CNPJ automático
18/02/2020 17:52 - Súzan Benites


Mato Grosso do Sul registrou o melhor resultado na abertura de empresas para o mês de janeiro desde 2013. Conforme o levantamento da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) no primeiro mês do ano foram 588 novos empreendimentos abertos no Estado, 20% superior à abertura de empresas do mesmo período de 2019, quando foram 490 novas empresas.  

O setor de Serviços foi responsável por 67% dos novos negócios em janeiro, seguido pelo comércio (29%) e indústria (4%). Entre as principais atividades escolhidas em janeiro, destaque para o setor de saúde com consultas ambulatoriais, odontologia e comércio varejista de produtos farmacêuticos. Restaurantes e lanchonetes também integram a lista, que ainda conta com comércio de vestuário e acessórios.

CNPJ AUTOMÁTICO

Das 588 novas empresas constituídas em Mato Grosso do Sul, 58,33% utilizaram o registro automático, ou seja, obtiveram o CNPJ de maneira instantânea.  A facilidade integra as ações executadas pelo Governo do Estado para simplificação da Jucems.  

O registro automático foi lançado em 2019 como etapa do processo iniciado em 2015 pela administração estadual, para desburocratizar e oferecer mais agilidade e segurança no processo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul. Também integra as mudanças previstas na Lei de Liberdade Econômica.

Dependendo da natureza jurídica e caso a empresa opte pela adoção de instrumento padrão, o CNPJ é liberado imediatamente. “Temos trabalhado para simplificar a vida do empresário e desde 2015 para cá, reduzimos de 37 para cinco dias o período para abertura de empresas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

JUCEMS DIGITAL

Em novembro de 2019, a entidade comemorou um ano do lançamento da Jucems 100% digital. O processo de inovação e modernização das atividades do órgão foi desenvolvido e implantado gradualmente desde 2015 e contou com o intercâmbio com as Juntas Comerciais de outros estados, além do diálogo com contabilistas, empresários e demais clientes da Junta.

 A Jucems Digital foi lançada em fevereiro de 2018 e funcionou durante oito meses em paralelo aos processos físicos, como fase de adaptação. Serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamentos de outros documentos de interesse do empresário, além de emissão de certidões podem ser feitos a qualquer horário do dia. Para os atos levados a registro, os assinantes deverão utilizar os certificados digitais do tipo “e-cpf A3” e transmitir para a Jucems, conforme determina a legislação aplicável ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.